Caso em Roma reflete tudo que há de errado com o sistema de persecução penal colocado em prática pelo STF

Ler na área do assinante

Com o título “O circo começa a ser desmontado”, o jornal Gazeta do Povo fez um duro editorial criticando o Supremo Tribunal Federal, com foco no desfecho do caso envolvendo o ministro Alexandre de Moraes numa confusão no aeroporto de Roma.

“Um episódio que chegou a ser exageradamente tratado como um atentado inominável à democracia brasileira pode terminar sem que nenhum dos envolvidos seja sequer indiciado”, diz a abertura do texto.

E esclarece:

“A família Mantovani foi enxovalhada incessantemente como se tivesse feito algo de muito sórdido – o presidente Lula chegou a dizer que ‘um cidadão desse é um animal selvagem, não é um ser humano’; em outra ocasião, chamou os Mantovani de ‘canalhas’ que ‘não merecem respeito’ e insinuou que eles seriam estelionatários. Além disso, o episódio foi transformado por autoridades e jornalistas em algo bem maior do que realmente era, com direito a acusações de ‘ataque à democracia’ da parte de Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e hoje ministro do STF, e Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo e hoje ministro da Justiça”.

E prossegue o texto, destruindo de maneira cirúrgica as artimanhas de nossa Suprema Corte:

“Foi com base neste delírio, em que um bate-boca se transforma em tentativa de golpe de Estado, que os Mantovani foram vítimas de uma absurda operação de busca e apreensão em dois endereços do casal, por ordem da então ministra Rosa Weber. Afinal, nada que os policiais tivessem levado faria qualquer na diferença na investigação de um crime de injúria. As camadas finais de arbítrio vieram pelas mãos de Toffoli, que mantém até agora um sigilo inexplicável sobre o vídeo enviado pelas autoridades italianas, e incluiu Moraes e sua família como assistentes de acusação de forma ilegal, já que não havia ação penal em curso; e também da própria PF, que publicou em outubro um relatório repleto de ilações que comprava integralmente a versão de Moraes, e cuja corregedoria abriu processo disciplinar contra o presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Willy Hauffe Neto, após ele ter criticado o fato de o relatório policial ter sido feito por um agente, e não por um perito – o PAD está suspenso por ordem judicial.”

E conclui enfaticamente e de maneira categórica:

“O caso do aeroporto de Roma é uma espécie de microcosmo que reflete tudo o que há de errado com o sistema de persecução penal colocado em prática pelo STF atualmente e endossado por parte nada desprezível da opinião pública. Decisões que contrariam frontalmente a lei processual; sigilos sem razoabilidade alguma; transformação de praticamente tudo em “crime contra a democracia”; silenciamento de quem faz perguntas incômodas; operações policiais descabidas, com direito a possível pesca probatória – os Mantovani foram questionados pela PF sobre o 8 de janeiro e urnas eletrônicas, o que não tinha relação alguma com o episódio no aeroporto –; e conclusões tiradas de antemão sem prova alguma que as embase. Com o circo devidamente desmontado, o que se espera é que a constatação desta aberração jurídica e midiática finalmente acorde aquelas parcelas da sociedade que ainda dormem enquanto o abuso continua em curso em outros inquéritos, investigações e julgamentos”.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar