Defesa da família Mantovani encurrala Dias Toffoli

Ler na área do assinante

A Polícia Federal cometeu uma absurda ilegalidade nas investigações do caso envolvendo a família do empresário Roberto Mantovani Filho e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na confusão havida no aeroporto de Roma.

O relatório, encaminhado ao ministro Dias Toffoli, expôs as trocas de mensagens no WhatsApp que incluem orientações do advogado sobre a postura diante da imprensa e a solicitação de um relato completo do ocorrido no Aeroporto de Roma.

A revelação dessas mensagens pela Polícia Federal quebra o sigilo entre cliente e advogado.

O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabelece que o sigilo profissional é inerente à profissão, salvo em casos de grave ameaça aos direitos fundamentais ou quando o advogado é afrontado pelo próprio cliente.

O Código ainda destaca a presunção de confidencialidade nas comunicações entre advogado e cliente, especialmente nas correspondências, reforçando a importância do sigilo profissional.

Diante dessa situação, o advogado Ralph Tórtima requereu ao ministro Dias Toffoli, relator do caso, que retire dos autos essa conversa.

A petição de Tórtima sem dúvida encurrala Toffoli.

Uma decisão contrária ao pedido será absurda e ilegal. Porém, caso seja favorável, será mais um motivo de vergonha para as instituições brasileiras.

Gonçalo Mendes Neto. Jornalista.

Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar