AO VIVO: Desastroso... Lula dobra a aposta contra Israel em Tribunal Internacional de Haia (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O governo Lula não só descartou desculpas, como orientou Brasil a reprovar, em Haia, ocupações israelenses.

A Corte internacional chamou dezenas de países a avaliarem posição de Israel em territórios como a Cisjordânia.

Além de descartar um pedido de desculpas a Benjamin Netanyahu pela comparação da ação em Gaza com o extermínio de judeus na Segunda Guerra, o governo brasileiro orientou nesta terça-feira (20), agora em Haia, que o corpo diplomático reprovasse a política de Israel sobre territórios palestinos.

A corte internacional analisa, a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), a legalidade da ocupação, por meio de assentamentos, de locais como a Cisjordânia.

O Brasil se manifestou nesta terça contra a ocupação desses territórios, tratando-a como ilegal.

"A ocupação de Israel dos Territórios Palestinos, persistente desde 1967 em violação ao direito internacional e a numerosas resoluções da Assembleia Geral da ONU e do Conselho de Segurança, não pode ser aceita, muito menos normalizada pela comunidade internacional", disse a diplomata Maria Clara de Paula Tusco, representante do governo brasileiro no tribunal.

Segundo fontes que tiveram acesso aos estudos que balizaram a posição da diplomacia brasileira, o entendimento é o de que a política de ocupação israelense impõe uma espécie de apartheid, uma segregação aos palestinos.

Esse novo capítulo no impasse que se instalou entre Brasil e Israel ainda deve ter consequências imprevisíveis na diplomacia entre os dois países.

Lula escolheu entrar na guerra e tomou partido pelo lado terrorista.

Veja o vídeo:

Foto de Emílio Kerber Filho

Emílio Kerber Filho

Jornalista e escritor
Autor do livro “Por trás das grades - O diário de Anne Brasil”.

Ler comentários e comentar