Filósofo esquerdista da USP, ex-candidato do PSOL, afirma: “Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país”

Ler na área do assinante

O filósofo esquerdista Vladimir Safatle diz algumas verdades sobre a esquerda, em seu novo livro.

No ponto mais marcante ele afirma que a esquerda morreu e que ‘a extrema direita é hoje a única força política real do país’.

Esquerdistas sempre vão rotular quem é de direita de ‘extrema direita’.

De qualquer forma, esse reconhecimento do atual momento político do país é relevante.

Em matéria publicada pela Folha ele enfatiza:

"A esquerda brasileira morreu como esquerda. O que existe agora é uma constelação de progressismos, mas sem aquilo que constituía o campo fundamental da esquerda, que são as ideias de igualdade radical e de soberania popular".

De acordo com essa análise, o que se perdeu na construção das pautas progressistas foi a ambição por uma transformação estrutural da sociedade, que pressupunha um tipo de igualdade dentro dos processos de produção e alguma forma de democracia direta.

"Hoje não se coloca nada parecido com isso", afirma Safatle.

Foi esse diagnóstico que o levou a disputar uma vaga de deputado federal em 2022, pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Com 17.644 votos, terminou como suplente.

"Entendi que a gente estava num momento histórico que nem era mais de retração de expectativas. Era pior: era um horizonte de retração de enunciação. A gente não conseguia nem enunciar. Quantas vezes você ouviu, nos últimos dez anos, a ideia de autogestão da classe trabalhadora?"

Embora o quadro não tenha mudado desse ponto de vista, o professor de filosofia não pretende se candidatar na eleição municipal deste ano. Considera que, em 2022, havia um desafio maior em curso, que era a luta contra o bolsonarismo.

Não que, na visão dele, a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) tenha resolvido alguma coisa. Para Safatle, a esquerda só ganhou tempo, enquanto a extrema direita continua forte e mobilizada – como atestam as mais diversas pesquisas de opinião.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime". Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar