Mais de quatro mil pessoas são forçadas a deixarem suas casas no Acre

Ler na área do assinante

O Rio Acre experimentou um aumento significativo em seu nível, alcançando 17,78 metros nesta segunda-feira (4), conforme relatado pela Defesa Civil de Rio Branco.

Este novo patamar, que é sete centímetros superior ao registrado no domingo (3), estabelece a atual cheia como a segunda maior desde o início dos registros em 1971, colocando a cidade em um estado elevado de alerta.

Às 9h da manhã, a elevação do rio foi confirmada ao atingir os 17,78 metros, intensificando a crise na região. A capital acreana enfrenta agora uma situação crítica, com 45 bairros e 18 localidades rurais impactadas, forçando mais de 4 mil pessoas a evacuarem suas casas, conforme as últimas informações divulgadas pela administração municipal.

Atualmente, a cidade de Rio Branco conta com 4.063 indivíduos acomodados em abrigos providenciados pelo município, incluindo o Parque de Exposições Wildy Viana e diversas escolas:

Parque de Exposições Wildy Viana: acolhe 790 famílias, somando 3.500 pessoas.

Dez escolas municipais: abrigam 184 famílias, totalizando 563 pessoas.

Em uma escala estadual, a cheia deslocou ao menos 26.449 cidadãos, considerando tanto os desabrigados quanto os desalojados. O governo do estado atualizou que 19 das 22 municipalidades do Acre declararam situação de emergência, afetadas pelo transbordamento de rios e igarapés. Adicionalmente, 23 comunidades indígenas enfrentam adversidades devido às inundações, e já se contabilizam quatro vítimas fatais causadas pela enchente.

O nível atual do Rio Acre está a meros 65 centímetros da maior marca histórica, 18,40 metros, registrada há nove anos. O registro presente supera em seis centímetros a segunda maior marca histórica, que foi de 17,72 metros em abril de 2023, levando ao desabrigamento de cerca de 945 famílias.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime". Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar