Luto no Agronegócio: Morre tragicamente o “rei do gado”

Ler na área do assinante

O setor agropecuário está de luto com o falecimento do renomado pecuarista Benedito Mutran Filho.

A morte trágica ocorreu em razão da queda do prédio onde residia, o edifício Diamond Tower, em Belém, Pará. Bené Mutran tinha 81 anos de idade.

Uma figura emblemática no cenário agropecuário, especialmente conhecido como o "rei do gado do Pará", possuindo uma das maiores criações de Nelore no Brasil. Seu legado inclui a propriedade da Fazenda Cedro, localizada no sudeste paraense, e posteriormente, uma segunda fazenda homônima em Castanhal, palco de leilões memoráveis que marcaram a pecuária nacional.

O empresário não apenas era uma referência no mercado de leilões de Nelore, uma prestigiosa raça bovina, mas também contribuiu significativamente para o setor de castanhas, gerindo a produção e o beneficiamento desse importante produto regional.

A dedicação de Bené à pecuária foi evidente no sucesso e na qualidade genética do gado produzido em suas fazendas, destacando-se na seleção e criação de exemplares de Nelore que conquistaram prêmios nacionais e reconhecimento internacional.

Entre os muitos animais de renome criados por ele, destaca-se Edhank TE BM da FC, um exemplar que se tornou Grande Campeão da raça Nelore na ExpoZebu 2001, além de outros importantes raçadores como Hock, Champion, Jyrban e Mug, que tiveram um papel fundamental nas pistas de exposição e contribuíram para o avanço genético da raça.

Além de seu sucesso como pecuarista, Bené também seguiu os passos de seu pai no ramo das castanhas, ampliando o legado familiar na Benedito Mutran & Cia. Ltda., uma empresa de destaque no beneficiamento e exportação de castanhas.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamentou profundamente a perda de Bené, destacando sua longa associação com a entidade desde 1983 e sua contribuição significativa para o aprimoramento e divulgação da raça Nelore.

O falecimento de Bené Mutran é uma grande perda para a comunidade agropecuária, deixando um vazio no coração de colegas, amigos e familiares. Seu legado, entretanto, permanecerá vivo nas contribuições duradouras que fez ao agronegócio brasileiro e ao melhoramento genético do gado Nelore. As homenagens póstumas de figuras proeminentes do setor, como o Vice-Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e o nelorista Adir do Carmo Leonel, ressaltam o impacto significativo de sua vida e obra no cenário agropecuário nacional.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime". Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar