A esquerda derrotada e o avanço descomunal da verdadeira direita

Ler na área do assinante

Após oito anos de governo socialista, Portugal se vira à direita.

A Aliança Democrática (AD), uma coligação de centro-direita, venceu as eleições em Portugal com 29,4% dos votos à frente do Partido Socialista (PS) que parou nos 28,6%.

O verdadeiro “vencedor” das eleições é, porém, o partido soberanista Chega que passou dos 7,8% obtidos em 2022 para 18%, assegurando 46 deputados.

No entanto, a formação do governo permanece uma incógnita e todos os cenários futuros permanecem em aberto.

Só nos próximos dias se saberá se o pacto entre todas as forças políticas para manter o Chega afastado do governo irá se manter.

Ao longo da campanha eleitoral, os conservadores da Aliança Democrática sempre descartaram a possibilidade de formar um executivo com os “extremistas” de Ventura. O próprio líder moderado, Luis Montenegro, confirmou o seu veto, mas outros membros do seu partido não foram tão claros neste ponto.

No entanto, se esta espécie de “conventio ad excludendum” for mantida, a única forma que resta para Portugal ter um governo é a fórmula de acordos amplos entre os socialistas e os moderados, com um executivo talvez liderado pelo próprio Luis Montenegro.

Karina Michelin. Jornalista.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", que já se tornou um best seller no Brasil. O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar