Senador Jorge Seif pode perder mandato

Ler na área do assinante

O Ministério Público Eleitoral (MPE) manifestou-se a favor da cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), acusando-o de abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022.

A controvérsia central gira em torno do envolvimento do empresário Luciano Hang, proprietário das Lojas Havan, que teria beneficiado a campanha de Seif de maneira ilegal.

Apesar do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) ter inicialmente rejeitado a acusação apresentada por uma coalizão de partidos, o caso foi elevado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o parecer do MPE foi recentemente submetido.

As acusações detalham que Seif teria se beneficiado do financiamento não declarado e do uso indevido de recursos da Havan, incluindo apoio logístico e de infraestrutura para sua campanha, práticas proibidas pela legislação eleitoral.

O MPE destacou a impossibilidade de separar as figuras pública e empresarial de Luciano Hang, argumentando que a suposta utilização de recursos da empresa para fins eleitorais representa uma violação clara das normas eleitorais. A análise enfatiza o abuso do suporte individual permitido e o financiamento de campanha por pessoa jurídica, o qual foi não declarado.

O futuro político de Seif está agora nas mãos do TSE, que decidirá se houve omissão nas declarações de campanha do senador. Uma condenação pode resultar na perda de seu mandato e na ineligibilidade por oito anos, além da possibilidade de convocação de novas eleições para o Senado.

Jorge Seif, por sua vez, expressou confiança na justiça e espera que a decisão favorável do TRE-SC seja confirmada pelo TSE.

Em sua declaração, ele refutou as alegações do MPE, enfatizando a ausência de provas concretas e a confiança na integridade do processo judicial, reiterando seu respeito ao eleitorado catarinense.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", que já se tornou um best seller no Brasil. O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar