Quem é Dorival Júnior, novo técnico da Seleção Brasileira?

Ler na área do assinante

Dorival Júnior é o novo técnico da Seleção Brasileira. Chegando em um momento complicado, após um péssimo começo da Seleção nas Eliminatórias, o novo técnico se apresenta para iniciar um novo capítulo, após a demissão de Fernando Diniz do comando da Canarinho e longo tempo de especulação sobre a possível contratação de Carlo Ancelotti.

Este artigo foi escrito por MightyTips. Visite MightyTips para outros artigos e para nossas prévias diárias gratuitas de futebol!

Trajetória

Foto: Reprodução/YouTube

A trajetória de Dorival Júnior no universo do futebol é longa e rica em experiências. Com dezoito anos dedicados ao jogo como atleta e mais de duas décadas na função de técnico, é interessante notar que sua conexão com o futebol começou desde a infância, sendo mascote do Ferroviária aos seis anos.

Assumindo pela primeira vez o comando técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior expressou, durante sua apresentação, o compromisso de revitalizar a confiança dos adeptos na equipe, enfatizando a importância de reacender o entusiasmo e o apoio do público pela Seleção.

"Minha primeira convocação é para a nação brasileira: renovar sua fé e paixão pela nossa Seleção," afirmou ele, ressaltando essa mensagem no evento de sua introdução oficial como o comandante do time nacional.

Com um profundo conhecimento adquirido em mais de cinco décadas dedicadas ao esporte, o técnico está ciente das complexidades que envolvem o ambiente futebolístico, tanto dentro quanto fora das quatro linhas, e reconhece a importância de superar os desafios políticos e técnicos atuais.

Em um período desafiador para o time nacional, Dorival Júnior traz sua reconhecida capacidade de reverter cenários adversos. Sua nomeação vem em um momento em que sua expertise em transformar a sorte de equipes em apuros pode ser o diferencial para a renovação da Seleção Brasileira.

Como chegou até a Seleção Brasileira

A campanha inicial da Seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 foi decepcionante.

Registrando somente duas vitórias e enfrentando uma série de três derrotas em sequência, culminando no fim da gestão temporária de Fernando Diniz, Dorival emergiu como um forte candidato para assumir o posto de técnico da equipe nacional.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tinha anteriormente indicado que, após o interinato de Diniz, Carlo Ancelotti estaria na linha para comandar a seleção, uma informação bem conhecida no cenário futebolístico e até pelo Real Madrid.

"A realidade é o que todo mundo conhece e o Real Madrid sabe. Tive contato com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues." declarou Ancelotti.

Quanto a Dorival Júnior, qual era sua posição antes da seleção? Atuando como técnico do São Paulo desde o último ano, Dorival foi nomeado para liderar a Seleção em janeiro. Seu salário gira em torno de 1,6 milhão de reais, sob contrato até a conclusão da Copa do Mundo FIFA de 2026.

Como técnico

Foto: Reprodução/Wikipedia Commons

Iniciou sua carreira na Ferroviária, onde enfrentou desafios, mas deixou sua marca com uma recuperação notável, apesar de resultados mistos. Se destacou no Figueirense, conquistando um título estadual, e seguiu para acumular experiências em equipes como Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport, Avaí, e São Caetano, onde teve momentos de sucesso, como a campanha surpreendente que levou o São Caetano ao vice-campeonato paulista.

Sua carreira ganhou destaque nacional no Cruzeiro, seguido por um período vitorioso no Coritiba e um marcante no Vasco, onde conquistou a Série B. No Santos, alcançou o ápice, vencendo o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, embora tenha saído após desentendimentos com o jogador Neymar. Passou por Atlético Mineiro, Internacional, conquistando a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Gaúcho, retornou ao Flamengo e ao Vasco, teve uma passagem pelo Fluminense, e voltou ao Palmeiras e ao Santos, onde novamente obteve sucesso. Comandou o São Paulo, Athletico Paranaense, Ceará, e retornou ao Flamengo, ganhando a Copa do Brasil e a Copa Libertadores. Recentemente, voltou ao São Paulo, conquistando a Copa do Brasil, antes de ser anunciado como técnico da Seleção Brasileira. Em todos os times dirigidos pelo técnico, sua jornada é repleta de reviravoltas, sucessos, desafios, e um legado de resiliência e conquistas no futebol brasileiro.

Como jogador

Foto: Reprodução/YouTube

Conhecido como Júnior durante sua carreira de jogador, teve uma trajetória significativa no futebol brasileiro. Iniciou no futebol de base no Atlas de Araraquara, seguiu para o Marília, e depois se transferiu para a Ferroviária, onde deu seus primeiros passos profissionais em 1982. Após uma passagem pelo Marília, destacou-se e mudou-se para o Guarani em 1984, iniciando sua relevância no cenário nacional.

Sua carreira ganhou contornos mais definidos quando se aventurou em Santa Catarina, jogando pelo Avaí e posteriormente pelo Joinville, onde deixou sua marca. Em 1988, voltou ao interior de São Paulo para atuar pelo São José-SP, antes de se transferir para o Coritiba no mesmo ano. Sua jornada continuou no Palmeiras, onde chegou em 1989 e jogou mais de 100 partidas, permanecendo até 1992 e destacando-se como um jogador relevante.

Finalizou sua carreira no Grêmio, onde foi um dos líderes do time campeão gaúcho sob o comando de Felipão em 1993. Depois, atuou pelo Juventude e encerrou sua trajetória no Botafogo-SP, onde foi capitão e atuou até 1999. Como volante, Dorival Júnior exibiu liderança e consistência, elementos que mais tarde influenciariam sua bem-sucedida carreira como técnico.

Curiosidades

Dorival vivenciou momentos controversos no Santos, particularmente com os jogadores Paulo Henrique Ganso e Neymar, este último envolvendo uma situação em que foi proibido de bater um pênalti, o que gerou grande repercussão. Dorival reconheceu que abordar Neymar imediatamente após o jogo foi um erro, evidenciando sua capacidade de reflexão e autocrítica.

Um aspecto notável de sua personalidade é o equilíbrio emocional, especialmente diante de adversidades significativas, como os diagnósticos de câncer que tanto ele quanto sua esposa enfrentaram. Essas experiências desafiadoras o fortaleceram, permitindo-lhe reavaliar sua carreira e vida pessoal.

Profissionalmente, Dorival alcançou o ponto alto de sua carreira em 2022, conduzindo o Flamengo às conquistas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América. Após sua saída do Flamengo, ele assumiu o comando do São Paulo e, ironicamente, venceu a Copa do Brasil de 2023 contra o próprio Flamengo, que o havia demitido anteriormente. Esses eventos sublinham sua resiliência e habilidade em alcançar sucesso significativo mesmo após enfrentar momentos difíceis.

Conclusão dos especialistas da MightyTips

Os especialistas da MightyTips analisam a chegada de Dorival Júnior à Seleção Brasileira como um momento de solução e expectativa. Seu nome já foi considerado anteriormente para o cargo, mas apenas agora se concretizou, destacando a importância de seu papel atual. Dorival é visto como alguém que deve recuperar a moral, a autoestima e a confiança do público na seleção, uma tarefa considerada gigantesca dadas as circunstâncias atuais.

A análise enfatiza a responsabilidade de Dorival frente à próxima Copa América e as implicações do contexto político, como as eleições da CBF no próximo ano. A seleção brasileira passou por um período de instabilidade, com dois treinadores interinos recentes e abordagens táticas divergentes, destacando-se a fase problemática sob o comando de Fernando Diniz nas eliminatórias da Copa do Mundo. Os especialistas refletem sobre o desafio de Dorival em dirigir uma equipe que experimentou muitas mudanças e questionam que tipo de equipe ele encontrará.

Essa análise sugere que Dorival Júnior, agora como técnico, tem uma missão complexa pela frente, distinta de sua época como jogador. Ele é reconhecido pela capacidade de lidar com diferentes equipes e contextos, e agora enfrenta o desafio de moldar a Seleção Brasileira em um momento crucial, refletindo sua flexibilidade e habilidade tática como treinador.

Acesse o MightyTips para conferir as estatísticas de Dorival Júnior!

da Redação Ler comentários e comentar