Acusações falsas de Janja escancaram a total desfaçatez do "jornalismo profissional"

Ler na área do assinante

No cenário político brasileiro, as acusações voam tão rapidamente quanto as manchetes dos jornais. Recentemente, um episódio chamou a atenção: o presidente Lula e a primeira dama Janja, acusaram o ex-presidente Bolsonaro de roubar móveis e objetos do patrimônio do Palácio da Alvorada. Essas graves alegações foram amplamente divulgadas por diversos veículos de imprensa, sem uma devida verificação dos fatos.

Um exemplo notável é o título de uma matéria que gerou muitos comentários:

“Janja MOSTRA os danos que encontrou no Palácio da Alvorada”.

Neste caso, a escolha das palavras não apenas sugeriu a acusação, mas a apresentou como um fato consumado. O que poderia ter sido uma reportagem investigativa se transformou, na realidade, em uma mera declaração de uma fonte com viés, sem a necessária checagem jornalística.

Essa falta de rigor na apuração dos fatos não é apenas um descuido jornalístico, mas um reflexo de uma tendência preocupante no jornalismo contemporâneo. Quando um político de determinada corrente ideológica propaga uma falsidade, é prontamente rotulado como disseminador de desinformação, e a plataforma utilizada para divulgar tal informação é frequentemente chamada à responsabilidade.

No entanto, quando o autor e o alvo da mentira mudam, subitamente as regras parecem ser diferentes. As acusações de roubo no Palácio da Alvorada são um lembrete claro dessa disparidade na abordagem jornalística. Em vez de investigar a fundo, muitos veículos simplesmente aceitaram as declarações de Lula e Janja como verdadeiras, sem buscar outras fontes, sem considerar o contexto da transição presidencial e sem examinar detalhes como a verba utilizada.

Esse episódio destaca a necessidade urgente de um jornalismo responsável e imparcial, capaz de questionar todas as narrativas, independentemente de sua origem política. Em um momento em que a confiança na mídia está em declínio e as fake news se proliferam, é fundamental que os jornalistas ajam com diligência e integridade, para garantir que a verdade prevaleça sobre a desinformação, independentemente de quem sejam os protagonistas políticos envolvidos.

Foto de Carlos Arouck

Carlos Arouck

Policial federal. É formado em Direito e Administração de Empresas.

Ler comentários e comentar