A grande revolta parlamentar diante de nova prisão por ordem de Moraes

Ler na área do assinante

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, voltou a ser preso após a divulgação de áudios em que ele relatava que foi coagido pela polícia federal a confirmar uma narrativa em sua delação premiada.

Após a divulgação dos áudios, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a realização de um novo depoimento, aparentemente de ofício, e após o depoimento, Mauro Cid voltou a ser preso, por suposto descumprimento de medidas cautelares e suposta obstrução de justiça.

Diversos parlamentares se revoltaram com a prisão.

O deputado Marcel van Hattem disse:

“Alexandre de Moraes confirma teor dos áudios de Mauro Cid: a lei é ele. Não gostou das verdades que foram expostas a público e mandou prendê-lo de novo”.

O senador Eduardo Girão disse: 

"Numa semana em que um diretor da PF vai ao Senado e revela que dezenas de milhares de pessoas são monitoradas por suas opiniões políticas e, diante do áudio de Mauro Cid, um grupo de senadores vai propor uma CPI para investigar as acusações de crimes nas apurações do STF a cargo da PF. O relato do ex ajudante de ordens do governo anterior é muito grave e parece ser mais crível ainda devido a espontaneidade e por ele ter gravado o áudio enquanto estava solto. Mauro Cid imputa crimes de constrangimento ilegal, falsidade ideológica, prevaricação e abuso de autoridade à Policia Federal sob o comando do Supremo. Em bom português,  ele afirmou que há intimidações com o objetivo de confirmar uma narrativa política. E fica a pergunta: por que um mesmo delegado faz os interrogatórios? Não houve distribuição ou é designado? Os interrogatórios são dirigidos? Os fatos precisam ser cabalmente investigados para confirmar ou desconfirmar as acusações. A apuração é possível já que todo o depoimento precisa ter sido gravado por força de lei. Não cabe ao próprio STF investigar a si próprio e não haveria a mínima isenção para isso. É uma tarefa que deve ser feita pela Casa Revisora da República que tem prerrogativa constitucional e pode aplicar as devidas consequências, se cabíveis. O Senado não pode se furtar à sua missão institucional no ano do seu bicentenário. É preciso ter a coragem para defender e fazer o que é certo. Essa CPI é necessária para passar a limpo os abusos que o STF é acusado de cometer e que poderia macular também a imagem de uma Instituição bastante acreditada pelos brasileiros como a PF. É para proteger as nossas instituições e o Brasil que precisamos buscar a Verdade. Paz & Bem”. 

O senador Carlos Portinho disse:

“Num Estado policialesco primeiro prendem e torturam. Ou vice e versa. E deixam preso até confessar o q querem ouvir. Além dos prazos legais ou razão. Sem observar o devido processo legal. Isso ocorre aonde?”

O deputado Daniel Freitas afirmou:

“Cid foi preso de novo. As informações que ele disse no áudio vazado ontem serão averiguadas? Afinal, houve coação e tortura psicológica por parte das autoridades? Ou Cid mentiu? O prenderam novamente e ainda não sabemos se é pq ele mente ou justamente pq diz a verdade”.

O deputado Sóstenes Cavalcante exclamou:

“PRESO APÓS PRESTAR DEPOIMENTO AO STF! Teria Alexandre de Moraes confirmado o teor dos áudios de Mauro Cid? 'A lei é ele, manda prender e manda soltar' O mandado de prisão preventiva contra o tenente Mauro Cid foi expedido pelo próprio ministro Alexandre de Moraes”.

O deputado Nikolas Ferreira perguntou:

“A prisão do Cid não seria uma confirmação da veracidade do conteúdo do áudio dele?”

O deputado Coronel Meira disse:

“Nos áudios vazados, não havia qualquer indício de crime por parte de CID, mas ainda assim, feriu de morte a narrativa de legalidade, escancarou a hipocrisia de Ministros que afirmavam, de forma taxativa, que a 'Operação Lava Jato' se utilizava de tort*** para arrancar delações”.

O deputado Cabo Gilberto Silva afirmou:

“Cid é preso novamente. Crime: criticou Alexandre e o método da PF num áudio vazado. Em uma democracia relativa, é assim que as coisas acontecem”.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar