Nos EUA é bem diferente e não tem perdão para empresas envolvidas na Lava Jato

Ler na área do assinante

Enquanto o Supremo Tribunal Federal brasileiro garante impunidade e revisão de multas dos empresários envolvidos na maior roubalheira da história do país, os processos vão em sentido contrário nos Estados Unidos, confirmando as apurações da Lava Jato.

Assim, a empresa de commodities Trafigura anunciou nesta quinta-feira (28) que concordou em pagar cerca de 127 milhões de dólares como parte de um acordo de confissão sobre a conduta de ex-funcionários ou agentes no Brasil há 10 anos ou mais.

O Grupo Trafigura se declarou culpado por uma década de suborno no Brasil, ao firmar um acordo de confissão com o Departamento de Justiça dos EUA em um tribunal federal de Miami.

A Trafigura violou os dispositivos antissuborno da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior e pagará uma multa criminal de 80,4 milhões de dólares e terá 46,5 milhões de dólares confiscados.

Eis a declaração da vice-procuradora-geral adjunta Nicole M. Argentieri, chefe da Divisão Criminal do Departamento de Justiça dos EUA:

“Por mais de uma década, a Trafigura subornou autoridades brasileiras para obter negócios ilegalmente e obter mais de US$ 61 milhões em lucros”.

E prosseguiu Nicole:

“A confissão de culpa de hoje sublinha que, quando as empresas pagam subornos e prejudicam o Estado de Direito, enfrentarão sanções significativas. O Departamento continua determinado a combater o suborno estrangeiro e responsabilizar aqueles que violam a lei.”

Por sua vez, o procurador dos EUA para o Distrito Sul da Flórida, Markenzy Lapointe, disse o seguinte:

“Nosso escritório continuará a visar qualquer pessoa que use o Distrito Sul da Flórida para promover práticas estrangeiras corruptas e esquemas de suborno”.

E concluiu:

“Continuaremos a trabalhar com nossos colegas da Divisão Criminal para identificar e processar os responsáveis, incluindo indivíduos e empresas.”

É uma pena que aqui no Brasil seja tudo tão diferente, com a permissão de nossas autoridades maiores de que criminosos retornem à cena do crime.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar