Fechamentos de "gigantes" podem causar 35 mil demissões no Brasil

Ler na área do assinante

Grandes nomes do varejo como Carrefour, Americanas, Dia, Marisa e Casas Bahia enfrentam um período de crise significativo, levando ao encerramento de mais de 750 unidades em território nacional. Este cenário aponta para uma onda de demissões em larga escala.

Segundo análises feitas pelo Metrópoles com base nos relatórios financeiros das empresas, espera-se que até 35 mil trabalhadores sejam dispensados.

A rede Dia, que anunciou sua recuperação judicial na última quinta-feira (21), planeja desativar 343 de seus 587 estabelecimentos no Brasil. Já a Casas Bahia, enfrentando prejuízos consecutivos nos últimos anos, optou por fechar 55 lojas em 2023, resultando na demissão de 8,6 mil colaboradores entre o fim de 2022 e o término de 2023.

A situação da Americanas é uma das mais emblemáticas, com a continuidade do fechamento de lojas e redução do quadro de funcionários. Desde que entrou em recuperação judicial em janeiro de 2023, devido à descoberta de uma fraude contábil que chegou a R$ 25,2 bilhões, a rede já encerrou as atividades de 152 lojas, conforme anunciado recentemente pela empresa. No período de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024, a Americanas dispensou 10.435 empregados.

O Carrefour divulgou em fevereiro seu plano de encerrar as atividades de 123 unidades, incluindo 16 hipermercados, 94 lojas da bandeira Todo Dia e 13 das marcas Nacional e Bom Preço. Apesar de não revelar o número exato de desligamentos, estima-se, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que o total de demissões possa alcançar 12,5 mil trabalhadores.

Por fim, a Marisa anunciou na última semana, por meio de um comunicado ao mercado antecipando seu balanço financeiro, o fechamento de 91 lojas em 2023. Levando em conta as informações da SBVC, o número de demissões neste processo pode chegar a 2,4 mil colaboradores.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar