O precedente na jurisprudência de inelegibilidade que pode mudar a história do país

Ler na área do assinante

A determinação de Dias Toffoli, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular a inelegibilidade de Renato Cozzolino, prefeito de Magé, estabelece um precedente sem precedentes na jurisprudência eleitoral do Brasil.

Toffoli não apenas restabeleceu a capacidade de Cozzolino concorrer em eleições futuras, mas também indicou uma reavaliação das práticas eleitorais e seu efeito na elegibilidade de todos os políticos, incluindo Jair Bolsonaro.

Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia decretado a inelegibilidade de Cozzolino por oito anos, alegando abuso de poder político durante sua campanha para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em 2018.

Foi argumentado que ele utilizou ações sociais para angariar votos. Apesar dessas acusações, Cozzolino foi eleito e posteriormente se candidatou à prefeitura de Magé, embora inicialmente sua candidatura tenha sido negada - uma situação que só foi revertida por meio de uma liminar.

O argumento principal de Toffoli para sua decisão centrou-se na interpretação das ações de Cozzolino antes do período eleitoral, enfatizando a legitimidade de suas atividades como parlamentar ao solicitar programas e serviços do governo estadual sem utilizar recursos públicos.

Toffoli ressaltou:

“Não há, nessas ações, qualquer indício de abuso ou ilegalidade, uma vez que os eleitores não foram enganados sobre o papel real desempenhado pelo agravante.”

Embora seja possível recorrer da decisão de Toffoli, a postura adotada pelo ministro abre as portas para mudança na jurisprudência/avaliação das práticas que determinam a elegibilidade, com potencial impacto no cenário político e eleitoral do Brasil: Bolsonaro no pleito em 2026.

Ressalta-se: Nunes Marques e Mendonça, comandarão o TSE nas eleições de 2026 e o terceiro ministro do STF que estará no TSE em 2026 será o próprio Dias Toffoli

Guilherme Todeschini. Professor.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

Ler comentários e comentar