Em operação contra tráfico internacional, PF descobre que facção abriu até um banco

Ler na área do assinante

Nesta semana, a Polícia Federal iniciou a operação Oceano Azul, direcionada ao desmantelamento de uma rede dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes e à ocultação de capitais, responsável por transações superiores a R$ 50 milhões nos anos de 2022 e 2023.

A ação ocorreu em diversos estados, incluindo Pará, Roraima, Amazonas, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais, com 15 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão.

Além dessas medidas, a justiça também emitiu 27 mandados para o bloqueio de bens e 15 para a interrupção de atividades empresariais, todos expedidos pela 4ª Vara Federal do Pará.

O início das investigações remonta a 6 de julho de 2022, data em que a polícia localizou uma tonelada de cocaína escondida em uma propriedade rural na cidade de Curuçá, no Pará.

Com o aprofundamento das investigações, a PF descobriu uma intrincada operação de transporte de cocaína para continentes como África e Europa, utilizando-se de embarcações pesqueiras com partida do Pará.

O esquema ilícito contava com a utilização de pessoas físicas e jurídicas fictícias para mascarar a origem dos rendimentos ilícitos. Um dos aspectos mais surpreendentes da operação foi a criação de um banco pelo grupo, como estratégia para "justificar" os lucros advindos do tráfico.

“A cifra de R$ 50 milhões mencionada corresponde somente ao montante manipulado pelo segmento sob investigação entre 2022 e 2023; as diligências seguem em andamento”, declarou a entidade.

A denominação da operação, "Oceano Azul", foi inspirada em um dos barcos utilizados pela facção para a execução dos delitos.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar