OAB toma atitude inédita e desafia Moraes

Ler na área do assinante

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) prepara um desafio legal ao Supremo Tribunal Federal (STF) referente à sanção financeira de R$ 2 mil aplicada pelo ministro Alexandre de Moraes ao advogado Paulo Faria. Faria representa o ex-parlamentar Daniel Silveira e foi acusado de "litigância de má-fé" por Moraes devido à apresentação de recursos considerados improcedentes.

Beto Simonetti, presidente da OAB, na sexta-feira, 5, defendeu que a entidade detém a exclusividade para disciplinar advogados, comparando-a com o CNMP e o CNJ, que regulam, respectivamente, membros do Ministério Público e juízes.

“A medida correta seria a remessa do caso à Ordem para avaliação e, se necessário, adoção de sanções disciplinares ao advogado, o que não é de alçada do juiz,” afirmou.

Alex Sarkis, procurador nacional de Defesa de Prerrogativas, mencionou que os casos usados por Moraes como precedente antecedem a Lei 14.752/23, a qual retirou a penalidade prevista no artigo 265 do Código de Processo Penal, ressaltando a vitória legislativa que concedeu à OAB a autoridade exclusiva sobre infrações éticas de seus membros.

O motivo da multa imposta a Paulo Faria

Moraes negou, na quarta-feira, 3, a solicitação da defesa de Silveira para transição do regime fechado ao semiaberto, baseando-se na alegação de cumprimento de 16% da pena pelo ex-deputado. O ministro discordou da análise de Faria, destacando que Silveira recebeu duas condenações: uma de cinco anos e três meses e outra de três anos e seis meses de reclusão.

O cálculo de 16% feito pela defesa, segundo Moraes, não observou o percentual correto para as "condutas criminosas" que resultaram na condenação de Silveira pelo STF, que incluíram "emprego de violência e grave ameaça", fixado em 25%.

Além de negar o pedido da defesa de Silveira, Moraes aplicou a multa a Faria por alegada "litigância de má-fé", decorrente da repetição de argumentos já rejeitados pelo tribunal.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar