Lula sofre derrota para Lacombe

Ler na área do assinante

O petista Lula ingressou com uma ação judicial contra o jornalista Luís Ernesto Lacombe devido a um comentário que Lacombe fez em vídeo e acabou perdendo a disputa.

No vídeo, postado nas redes sociais em novembro passado, Lacombe afirmou:

“Lula não é exatamente burro, ainda que pareça. O sentido que lhe cabe da palavra besta é o ligado ao demônio, ao diabo, ao capeta, ao tinhoso. Talvez não sirva mesmo a ele a expressão besta-quadrada, que já quase não se usa. O que surge é uma expressão que deveria ser adotada imediatamente e incansavelmente. Lula é uma besta ao quadrado”.

Em suas declarações, Lacombe também expressou:

"Lula precisa do seu dinheiro, caro pagador de impostos para fingir que salva você. A ideia é quebrar tudo, manter a escravidão, o que desaba sobre nós e desabará com mais força ainda a partir do ano que vem, não é o resultado de uma boa intenção equivocada de fórmulas furadas que aplicadas uma centena de vezes, a besta ao quadrado acredita que, de repente, num passe de mágica passarão a funcionar, passarão a resolver tudo."

Veja o vídeo:

O magistrado Ernane Fidelis Filho, da 11ª Vara Cível de Brasília, julgou o pedido de Lula, que exigia a remoção imediata do conteúdo, e optou por negá-lo. Em sua decisão, ele argumentou que:

"A utilização retórica da figura do demônio — encarnação do mal — não está desligada do contexto da crítica que fez à política do autor. Se não tivesse menção alguma ao que foi ressaltado acima, se estivesse chamando o autor de Lúcifer, Besta ao Quadrado — no sentido de maldade elevado ao quadrado — Satanás, imputando-lhe atos diabólicos, sem referência à política por ele adotada, que é exacerbadamente criticada — como algo mal, e daí a ligação com a sua encarnação — poderia haver, efetivamente, uma lesão à honra."
"Em suma: se aparecesse o jornalista dizendo simplesmente ‘Lula é Lúcifer’, ‘Lula é a Besta e não só a Besta, mas a Besta ao Quadrado’, ‘Lula é o Tinhoso’, ‘Lula é o Capeta’, ‘Lula pratica atos diabólicos’, sem nenhuma referência à sua política, poderia ser cabível admitir a ocorrência de danos a honra do autor de modo que se poderia adotar uma medida de remoção do ilícito."

O juiz ainda salientou que “não parece que mais alguns dias de disponibilidade do vídeo implicará em maior menoscabo ao direito afirmado”.

"De resto, todos somos bem educados para sabermos que a proteção aos direitos da personalidade das pessoas públicas — e quem ocupa a Presidência da República fica exposto a maior publicidade de todas — sofre uma mitigação, pois faz parte da própria exposição — e, mais, da função — receber toda sorte de críticas pesadas. É um ônus de quem se submete ao escrutínio público e de quem está aí no jogo pesado da grande política, como, aliás, melhor do que ninguém sabe o experiente autor", concluiu.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar