Pela primeira vez, expoente da velha mídia se revolta com Moraes e faz comparação bizarra

Ler na área do assinante

O jornal O Estado de São Paulo, em editorial desta terça-feira (9), abordou a controvérsia entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e Elon Musk, proprietário da rede social X. O texto compara Moraes à "Rainha de Copas" de "Alice no País das Maravilhas", destacando a percepção de tirania da personagem que executava aqueles que a desafiavam.

O Estadão argumenta que incluir Musk em investigações da Corte Suprema brasileira por Moraes "destaca o aspecto arbitrário" desses inquéritos. Critica a conduta do ministro e a "complacência excessiva" dos outros magistrados com suas "decisões cada vez mais questionáveis".

"Ameaçar descumprir ordem judicial, convenhamos, não é crime, razão pela qual não se justifica a abertura de um inquérito nem no Brasil nem em nenhum outro país civilizado. Se e quando Musk vier a descumprir uma decisão exarada por qualquer magistrado do país, que sobre ele recaiam as consequências de sua insubordinação, mas não antes", aponta o jornal.

A publicação questiona a base das alegações de Moraes contra Musk, mencionando a necessidade de "uma interpretação forçada" para entender a "suposta manipulação criminosa" da X por Musk.

"O empresário teceu críticas a decisões que Moraes, de fato, tem tomado – e não de hoje – ao arrepio das garantias individuais e direitos fundamentais assegurados pela Constituição que ele tem por dever defender", acrescenta o jornal.

O editorial conclui que os "excessos" do Supremo comprometem a legitimidade de suas decisões e contribuem para a erosão da confiança no Judiciário.

"Como bem disse recentemente o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a Corte precisa ser “menos proeminente”. Seria ótimo se isso ocorresse. Mas é difícil imaginar um Supremo menos “proeminente” enquanto seus ministros procurarem holofotes, anteciparem votos em entrevistas, participarem de colóquios políticos ou usarem a força de sua caneta para intimidar quem ousa criticá-los", finaliza.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar