Uma surpresa ocorre em tribunal eleitoral

Ler na área do assinante

O senador Sergio Moro (União-PR) fez um pronunciamento na noite desta terça-feira (9) para registrar a sua absolvição pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em duas ações judiciais.

Moro era acusado de abuso de poder econômico durante a campanha de 2022. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o senador, o julgamento foi "técnico e impecável". Ele afirmou ter a "consciência tranquila" em relação a sua campanha eleitoral e disse que as acusações eram fruto de "oportunismo misturado com retaliação".

"O tribunal representa um farol para a independência da magistratura frente ao poder político. Juízes, desde que independentes e sujeitos à lei, são a garantia da liberdade. O TRE preservou a soberania popular e honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses."

O julgamento terminou à noite, com placar de 5 votos a 2, mas o resultado pela absolvição já era conhecido desde o fim da tarde.

Durante a sessão deliberativa, senadores se pronunciaram comemorando a decisão.

Marcio Bittar (União-AC) classificou o julgamento como um "sopro de esperança".

"Parabéns ao TRE do Paraná, que dá uma demonstração de lisura. [Moro] liderou o combate a uma das maiores organizações criminosas que este país já viu, e nada vai apagar o que ele fez de bem para o Brasil. Fica aqui o registro da minha alegria."

Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou esperar que o julgamento traga "bom senso" ao país, e exaltou a atuação de Moro como senador.

"Independentemente de a gente gostar ou não da corrente política dele, do trabalho que ele fez como juiz, é um senador eleito, extremamente atuante. Eu acho que esta Casa ganha muito com essa decisão."

Carlos Portinho (PL-RJ) e Flávio Arns (PSB-PR) destacaram que a decisão mostra "respeito" com a população do Paraná. Já Cleitinho (Republicanos-MG) observou que a cassação de um senador no ano em que se completa o bicentenário do Senado Federal seria uma "desmoralização".

Em seu pronunciamento, Moro agradeceu o apoio dos colegas e pediu "pacificação" entre os Poderes da República.

"No Senado, tenho contado com o apoio de meus pares. O julgamento de hoje é também um alento a eles, pois representa a afirmação de que a oposição política tem o direito de existir, o que é condição para a sobrevivência da própria democracia. É tempo de pacificação institucional e de respeito ao Congresso Nacional."

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar