Os influenciadores, a política e a liberdade de expressão

Ler na área do assinante

Uma nova onda de revelações atingiu o mundo das redes sociais, destacando o papel de influenciadores, políticos e plataformas digitais na esfera pública.

O recente vazamento de informações, denominado “Twitter Files Brasil 2”, expõe detalhes sobre o acesso privilegiado de influenciadores como Felipe Neto Rodrigues Vieira ao Twitter, levantando questões sobre liberdade de expressão e influência política nas redes sociais.

Felipe Neto, conhecido por sua presença marcante no YouTube e sua transição ideológica ao se tornar um cabo eleitoral de Lula na corrida presidencial de 2022, foi revelado como tendo acesso privilegiado ao Twitter.

Documentos indicam que um funcionário sênior da plataforma propôs uma conversa particular entre Neto e Yoel Roth, então chefe de segurança do Twitter, em meio a controvérsias sobre a moderação de conteúdo envolvendo o jornalista Allan dos Santos.

O contexto envolveu pressões de Neto para uma abordagem mais rigorosa na remoção de conteúdo considerado controverso, especialmente relacionado à pandemia de Covid-19.

Revelações mostram que Fernando Gallo, chefe de políticas públicas do Twitter na época, expressou preocupações sobre Neto se tornar cada vez mais vocal sobre suas conversas com a equipe da plataforma.

Além disso, a análise detalhada do caso de Allan dos Santos revelou tensões internas no Twitter sobre a moderação de conteúdo e a aplicação consistente de políticas.

A comparação do jornalista brasileiro com o influenciador americano Alex Jones levantou debates sobre liberdade de expressão e o papel das plataformas digitais na regulação do discurso online.

Foto de Carlos Arouck

Carlos Arouck

Policial federal. É formado em Direito e Administração de Empresas.

Ler comentários e comentar