Com um milhão de ocorrências de furtos de celulares, Brasil clama pelo endurecimento de legislação penal

Ler na área do assinante

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou que é hora de o Brasil endurecer sua legislação penal para coibir e punir crimes relacionados aos furtos de telefones celulares e delitos que ocorrem no ambiente virtual, muitas vezes usando informações subtraídas desses aparelhos.

O parlamentar citou dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que mostram que foram registrados 1 milhão de ocorrências de furtos de celulares no último ano, com uma média de quase 3 mil aparelhos roubados por dia. Segundo o senador, o número de estelionatos por meio eletrônico aumentou 65% entre 2021 e 2022, resultando em 208 golpes por hora.

"O problema de segurança pública no Brasil é muito grave. Não podemos ficar aqui, de braços cruzados, vendo o crime organizado agir impunemente, lesando milhares de cidadãos ordeiros, pacíficos, que trabalham e pagam seus impostos em dia. Precisamos, urgentemente, discutir e aprovar proposições que venham aperfeiçoar nossas leis, bem como utilizar a tecnologia de que dispomos para coibir esses tipos de delitos, fontes de insegurança e de inúmeros prejuízos para nossa sociedade."

Jayme Campos também ressaltou a importância de coibir crimes de violência contra a mulher e o tráfico de drogas. O senador destacou projeto, de sua autoria, que cria o fundo nacional de amparo a mulheres agredidas, visando garantir renda e capacitação para as mulheres vítimas de violência (PL 5.019/2013). A proposta aguarda votação na Câmara dos Deputados desde 2012. O parlamentar também chamou a atenção para projeto de sua autoria que tipifica o crime de narcocídio, conhecido como assassinato relacionado ao tráfico de drogas, assegurando penas mais severas para a produção, distribuição e venda de drogas ilícitas (PL 3.786/2021). O texto tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. 

"Algo tem que ser feito no Brasil. Aqui mesmo se discute a PEC 45/2023 [que criminaliza o porte e a posse de drogas, independentemente da quantidade], cujo primeiro signatário é o presidente [do Senado] Rodrigo Pacheco. O Senado tem que aprovar rapidamente essa matéria. Quando no Supremo Tribunal Federal (STF) se discute essa possibilidade de descriminalizar a maconha em nosso país, isso chama-se crime de lesa-pátria. Nós, congressistas, temos a obrigação de legislar, e fazemos enfrentamentos todos os dias, para que, certamente, possamos dar a este país segurança e uma perspectiva para a nossa juventude, as nossas crianças, de um Brasil melhor."

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar