Pela primeira vez, Folha se levanta contra Moraes

Ler na área do assinante

O jornal Folha de S.Paulo publicou um editorial criticando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, por promover práticas de censura no Brasil. O texto, intitulado “Censura promovida por Alexandre de Moraes precisa acabar”, foi disponibilizado na internet na noite de sábado, 13.

No editorial, o jornal argumenta que as ações de Moraes em impedir expressões nas redes sociais são contrárias à Constituição brasileira, que assegura a liberdade de expressão como um direito fundamental. A Folha enfatiza que essa liberdade vem sendo comprometida por "ordens secretas" e "inquéritos anômalos" liderados pelo próprio ministro, ao invés de serem conduzidos pelo Ministério Público, como seria o procedimento adequado.

O editorial aponta que Moraes reinstaurou uma forma de censura prévia no país:

“Um ministro do Supremo Tribunal Federal, com decisões solitárias em inquéritos anômalos — conduzidos pelo magistrado e não pelo Ministério Público, o órgão competente —, reinstituiu a censura prévia no Brasil”, destaca o texto.
“Ordens secretas de Alexandre de Moraes proíbem cidadãos de se expressarem em redes sociais.”

A Folha também comenta sobre a falta de transparência dessas decisões, mencionando que até os advogados das pessoas afetadas não têm acesso aos detalhes dos inquéritos.

“O secretismo dessas decisões impede a sociedade de escrutinar a leitura muito particular do texto constitucional que as embasa.”

Ao final, o editorial faz um apelo para que as suspensões impostas sejam revogadas, respeitando assim o resultado das eleições de 2022 e a Constituição, que proíbe a censura prévia e garante a liberdade de expressão.

“Escapa qual seja o motivo para sustentar os silenciamentos, que violam um direito fundamental. Alexandre de Moraes tem, no mínimo, o dever de publicar todas as decisões que o levaram a exercer esse poder extraordinário”, conclui o jornal.
“Melhor mesmo seria que suspendesse as proibições.”

Um livro, lançado há alguns meses, mostra como iniciou a censura no Brasil e como Moraes se tornou o principal envolvido nesse processo. Trata-se do corajoso "Supremo Silêncio". O livro revela bastidores do inquérito que aterroriza o Brasil até os dias de hoje, os maiores escândalos e as perseguições absurdas. Caso queira conhecer essa obra, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Vale a pena o investimento!

da Redação Ler comentários e comentar