A classe política e a sociedade precisam exigir o levantamento total dos sigilos nos inquéritos de Moraes

Ler na área do assinante

Dediquei um tempo à leitura do material divulgado pelo Comitê Judiciário da Câmara de Representantes dos Estados Unidos.

Buscava ali identificar alguma decisão que houvesse atingido perfis a favor de Lula nas redes sociais, o que seria um forte argumento contra a tese de parcialidade sustentada pela Direita.

Não encontrei.

Por outro lado, é possível constatar que a maioria dos conteúdos divulgados já contém, nos próprios ofícios, o que seria a fundamentação jurídica para o quanto decidido, revelando-se bastante difícil que existam, em apartado, decisões mais amplas para cada um dos casos, com fundamentos efetivos, que ali não constam.

E, pelo que foi divulgado, é ainda mais difícil dali extrair se cuidar da apuração da prática de crimes. Há inúmeros jargões abstratos e verdadeiros chavões pela suposta "defesa da democracia" e com o propósito de "combate à desinformação", mas nenhum enquadramento objetivo em dispositivos legais, tampouco em previsões criminosas e, menos ainda, em face das quais se permita o silenciamento cautelar.

A esta altura, em face de tudo discutido sobre esse tema, me alinho ao posicionamento de que apenas o total levantamento do sigilo sobre tais procedimentos poderá elucidar do que, exatamente, se trata. Até porque, após já anos de duração dos respectivos inquéritos, sequer é possível alcançar uma justificativa jurídica minimamente aceitável para que se preserve o obscurantismo sobre as decisões ali exaradas.

Fabrício Rabelo. Jurista, jornalista, escritor e palestrante.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar