Senador expõe artíficio duvidoso usado por ONGs na TV

Ler na área do assinante

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou propagandas veiculadas na imprensa sobre o trabalho das organizações não governamentais (ONGs). Segundo o parlamentar, as campanhas são patrocinadas pela Sociedade Viva, um conglomerado de organizações que representam ONGs, a exemplo da Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais (Abong). 

Plínio afirmou que os comerciais foram criados com a missão de esclarecer os brasileiros sobre a importância das ONGs, mas questionou o fato de as propagandas afirmarem que as organizações trabalham com o propósito de proteger a Amazônia.

"O que a campanha mostra não reflete o que os indígenas relataram a nós, senadores, nem o que observamos durante nossas diligências em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas; na Reserva Chico Mendes, no Acre; e na região de Apyterewa, no Pará. Na Amazônia, há, de fato, muitas ONGs que fazem acontecer, mas para benefício próprio. 
Por exemplo, o Instituto Socioambiental, conhecido por indígenas da região do Alto Solimões como Isa (Índio Sendo Assaltado), fechou o ano de 2022 com um orçamento de quase R$ 70 milhões [...]. Desse valor, 84% são provenientes de doações estrangeiras e 16% de doadores nacionais. Em seus 30 anos de existência, o Isa recebeu uma média de R$ 20 milhões por ano. É só multiplicar por 30. No entanto, não há clareza sobre como esses recursos são utilizados."

O parlamentar destacou que o relatório da CPI das ONGs, realizada em 2023, demonstrou que mais de 80% dos recursos recebidos por essas organizações são gastos em atividades internas, como custos administrativos e pagamento de pessoal, além de viagem e consultoria. Segundo Plínio, os 20% restantes são utilizados para treinar membros das organizações.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

Fonte: Agência Senado

da Redação Ler comentários e comentar