Com 75 mortes e quase 800 mil atingidos, a tragédia no RS pode ficar ainda pior

Ler na área do assinante

Os dados são atualizados três por dia pelas autoridades que acompanham a tragédia que se abate com as fortes chuvas que já duram uma semana no Rio Grande do Sul, mas o mais recente levantamento, publicado ao meio-dia deste domingo (5), são alarmantes.

Agora são mais de 780,7 mil pessoas afetadas, quase 280 mil a mais do que o balanço da noite deste sábado (4).

E, ao que tudo indica, o fato do Rio Guaíba estar mais de 5 metros acima da média, foi preponderante para este ‘salto’, ao incluir Porto Alegre, a capital gaúcha, na lista de municípios atingidos pelas cheias.

Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil. Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.

O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.

Ainda de acordo com o balanço mais recente das infraestruturas estaduais, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.

As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

Fonte: Com informações da Agência Brasil

da Redação Ler comentários e comentar