O estranho sigilo sobre as fugas em presídios

Ler na área do assinante

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou o sigilo dos dados relativos às fugas ocorridas nos presídios brasileiros no ano passado, classificando a informação como "reservada" por um período de cinco anos.

Uma solicitação formal dos dados, realizada através da Lei de Acesso à Informação (LAI) por um portal de notícias, foi rejeitada em todas as instâncias do ministério, com a decisão final sendo apoiada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen) justifica a retenção dos dados argumentando que a divulgação poderia comprometer a segurança da população, bem como a de instituições e autoridades de alto nível, tanto nacionais quanto internacionais.

Embora a Senapen divulgue semestralmente estatísticas gerais sobre o sistema prisional, baseadas nas respostas ao Formulário de Informações Prisionais preenchido pelos estados e pelo Distrito Federal, a informação específica sobre as fugas foi categoricamente negada.

Recentemente, a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, destacou-se nas manchetes, marcando a primeira crise no ministério sob a liderança de Lewandowski, que assumiu em fevereiro deste ano.

A incompetência é gigantesca num país desgovernado...

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar