URGENTE: Previsão confirma grandes volumes de chuva para o RS

Ler na área do assinante

O povo gaúcho teve algumas horas para respirar, sem chuvas e com o recuo das enchentes em vários municípios. Mas ainda há muitos locais debaixo d'água e a lama e destruição que ficaram para trás é o maior desafio.

Mas um novo alerta meteorológico acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia e aponta a volta das fortes chuvas a partir desta sexta (10).

Confira: Nesta sexta-feira (10), o Rio Grande do Sul voltará a ser atingido por chuvas fortes. A previsão indica que, entre os dias 10, 11 e 12 de maio, uma chuva com maior intensidade será entre o centro-norte e leste gaúcho, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina. Neste período, os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros (mm). Ainda conforme a previsão, os ventos mudarão de direção e irão soprar predominantemente de sul. Entre o fim de domingo (12) e segunda-feira (13), as rajadas variam de oeste a sul e depois de sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira (14), os ventos enfraqueceram.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa condição acontece devido à instabilidade que retorna com mais força ao Rio Grande do Sul, no fim desta semana. Inicialmente, como frente quente, uma vez que a frente fria recua de Santa Catarina para o estado gaúcho. Já no fim da semana, essa frente fria permanece no Rio Grande do Sul, causando áreas de instabilidade e um ingresso gradual de ar frio. A partir de segunda (13), quando o frio ganhar força e poderá provocar prolongadas a partir de terça (14), o amplo reforço de ar frio e seco, de origem polar, deverá evitar a instabilidade.

É importante ressaltar que os volumes de chuva previstos causam novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por esse motivo, o Inmet alerta e recomenda acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil Nacional.

Previsão para quinta-feira (9) em dois estados

No fim da tarde desta quarta-feira (8), o norte do Rio Grande do Sul será atingido com temporais acompanhados de rajadas de vento. Do centro para o sul do Estado, o tempo fica frio e seco com a entrada do sistema de alta pressão atmosférica. Toda essa condição acontece devido ao deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina em direção ao sul do Uruguai e à formação de um ciclone extratropical que se desloca para o oceano e faz com que a frente fria cruze o estado ao longo do dia.

Já na quinta-feira (9), o Inmet prevê tempo frio e seco no sul do Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas variando de 4°C a 8°C nas áreas mais frias. Nas regiões do estado gaúcho, há maior nebulosidade e um pouco de frio na madrugada. As temperaturas mínimas podem variar de 10°C a 15°C na metade norte do Estado. Pela manhã, a capital, Porto Alegre, pode registrar 13°C.

Pela manhã, a chuva atinge áreas de Santa Catarina e pode chegar na divisão com o Rio Grande do Sul. No período da tarde e à noite já, há possibilidade de chuva isolada no norte do estado gaúcho ( figuras 2a e 2b ).

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

Fonte: Inmet

da Redação Ler comentários e comentar