5 Formas Como a IA Está Sendo Implementada no Brasil

Ler na área do assinante

.Inteligência artificial (IA) é um dos ramos mais quentes da atualidade. Neste ano, a receita da indústria global de IA deve ultrapassar os USD 184 bilhões, cruzando a marca dos USD 826 bilhões até 2030. A IA abandonou de vez o futurismo e já está presente em vários aspectos do nosso cotidiano.

No Brasil, o Governo Federal começou a investir em IA, a 3ª Rodada da Seleção Pública de “Soluções de IA para o Poder Público” foi lançada em fevereiro deste ano, disponibilizando R$ 24 milhões para empresas e startups que apresentarem as melhores ideias, com pelo menos 10 anos de mercado e receita bruta inferior a R$ 16 milhões.

A tecnologia já se espalhou pelo setor empresarial. De acordo com a plataforma Poder360, mais de 70% das micro e pequenas empresas do país já utilizam algum serviço envolvendo IA desde 2023. Abaixo os 5 principais campos que vêm sendo intervencionados.

Os 5 Principais Campos de Implementação de IA

A IA já faz a diferença em várias áreas do nosso cotidiano permitindo tirar inúmeras vantagens através da sua utilização. No campo da escrita virtual assistida ela já é muito utilizada por diversos sites de conteúdos e mídias sociais. Quando o assunto é proteção de dados em transações online, a tecnologia IA, através de VPN´s, também permite ao usuário mudar IP ou ocultar sua localização para sua maior segurança. Mais sobre esta tecnologia e seus impactos abaixo.

Softwares de Segurança

No campo dos softwares de segurança, sistemas de antivírus e VPNs utilizam amplamente IA. Sem dúvida que ela é uma arma poderosíssima, quando se trata de segurança cibernética, possuindo as seguintes vantagens:

  • permite monitoramento em tempo real de ameaças;
  • previne ameaças conhecidas;
  • é capaz de identificar futuras ameaças.

Buscas na Internet

Motores de busca como o Google usam algoritmos avançados para identificar a relevância e recomendar resultados para cada consulta. Além disso, a empresa também oferece algumas ferramentas de IA para os usuários, como o GoogleBot, Google Lens, e até um software para criar o itinerário da sua próxima viagem, o Google Trip. Gigantes do e-commerce como a Amazon utilizam sistemas de busca e recomendação parecidos.

Assistentes Pessoais

A inteligência artificial já está dentro de nossas casas, com assistentes pessoais como a Alexa, que marcam o início das casas inteligentes. Através destes assistentes pessoais, é possível controlar dispositivos da casa conectados à mesma rede, como TVs, aparelhos de som ou lâmpadas e cortinas. Já existem SmartTVs com PIA embutida, que ajudam em atividades como por exemplo:

  • criar rotinas:
  • organizar tarefas:
  • fazer listas de compras.

Carros Autônomos

Gigantes da tecnologia, como Tesla, Google e Apple vêm investindo maciçamente no desenvolvimento de carros autônomos. Os entusiastas de veículos autônomos defendem que as estradas ficarão mais seguras, haverá menos poluição e o transporte, no geral, ficará mais eficiente.

Porém, veículos autônomos dependem de uma IA infalível para garantir a segurança que prometem. Mesmo assim, os carros mais modernos já contam com assistentes de direção que automatizam diversas funções do carro.

Big Data

Somente um software de inteligência artificial é capaz de analisar grandes volumes de dados, muitas vezes fazendo isso em questão de segundos. Análise de big data também é necessária para carros autônomos na tomada de decisões e é fundamental para vários outros ramos da indústria, ajudando a prever tendências de mercado, por exemplo.

Ler comentários e comentar