desktop_cabecalho

Magistratura e MP de todo o país vai pra cima de Gilmar Mendes em defesa da Lava Jato

Ler na área do assinante

A maior entidade nacional representativa de magistrados e membros do Ministério Público, que conta com cerca de 40 mil integrantes saiu em defesa da Operação Lava Jato, após uma série de ataques absurdos e desmedidos, desferidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS), manifestou o seu veemente repúdio ao que chamou de ‘tentativa de desqualificação do importante trabalho que o Judiciário e o Ministério Público estão realizando’, por parte do referido ministro.

O manifesto da FRENTAS ainda pontuou que ‘O Ministro Gilmar Mendes, mais uma vez, se vale da imprensa para tecer críticas a decisões judiciais, o que faz em frontal violação ao art. 36 da Lei Orgânica da Magistratura, que proíbe a membros do Judiciário manifestarem, por qualquer meio de comunicação, juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças’.

‘Gilmar Mendes abandona a toga e assume a postura de comentarista político, função absolutamente incompatível para quem integra o Supremo Tribunal Federal’.

‘O que não é admitido e não pode ser tolerado é que um magistrado, qualquer que seja ele, se valha do cargo e do poder que titulariza para ser porta-voz de interesses que, em última análise, buscam, a qualquer custo, barrar os avanços das investigações e punições a todos aqueles que nas últimas décadas sangraram os cofres públicos do País’.

O arremate: ‘A Operação Lava-Jato é um marco no processo civilizatório do Brasil e por isso qualquer tentativa de obstrução contra ela não será permitida pelo conjunto dos cidadãos brasileiros’.

Assinam o manifesto contra Gilmar Mendes: Roberto Carvalho Veloso - Associação dos Juízes Federais do Brasil - AJUFE e Coordenador da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS); Jayme Martins de Oliveira Neto - Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Guilherme Guimarães Feliciano - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA); Norma Angélica Cavalcanti - Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); Elísio Teixeira Lima Neto - Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT); Clauro Roberto de Bortolli - Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM); Angelo Fabiano Farias da Costa - Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); José Robalinho Cavalcanti - Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Fábio Francisco Esteves - Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS DF)

da Redação

da Redação Ler comentários e comentar