desktop_cabecalho

Moro também vira alvo de Cunha

Ler na área do assinante

O juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato em primeira instância, na desesperada tentativa do presidente da Câmara de encontrar fatos que sobreponham às investigações que poderão levar a uma eventual confirmação dos cinco milhões que teria recebido do lobista Julio Camargo, passou a seu um dos alvos da sua pesadíssima artilharia.

Moro, tranquilo e sereno, rebateu as declarações do peemedebista, que atacou o depoimento em que o delator Julio Camargo o lança no centro do escândalo. 

Moro afirmou, em nota, que não é papel dele "silenciar testemunhas ou acusados na condução do processo".

Em depoimento na quinta-feira, o lobista Camargo, da Toyo Setal, afirmou à Justiça que Cunha pediu 5 milhões de dólares do propinoduto da Petrobras em troca de contratos na estatal. 

De acordo com o delator, o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e apontado como o operador do PMDB no escândalo do petrolão, foi o primeiro a repassar, em nome de Cunha, a reclamação de um "débito" de 5 milhões de dólares. A dívida total de propina naquele contrato de navios-sonda girava entre 8 e 10 milhões de dólares.

Em junho, Moro já havia autorizado que o executivo Julio Camargo prestasse novos depoimentos nos processos do petrolão, atendendo a um pedido da defesa do lobista Fernando. 

O despacho daquela data esvazia o argumento de Eduardo Cunha de que os investigadores teriam forjado o depoimento desta quinta para constrangê-lo. Ainda assim, o parlamentar alega que a delação premiada de Camargo deveria ser anulada porque o depoente teria mentido e porque a menção a autoridades com foro privilegiado levaria o caso necessariamente para o Supremo Tribunal Federal (STF).

"Moro acha que o Supremo Tribunal Federal e o Supremo Tribunal de Justiça se mudaram para Curitiba e que ele é o dono de todos. É um erro que ele comete, e que pode acabar tornando nulas muitas das ações que fez. Ele está invadindo uma competência que não é dele", afirmou o parlamentar nesta sexta, na entrevista em que anunciou seu rompimento oficial com o governo.

            https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar