Ontem, 08/01, foi o dia em que autoridades desinteressadas renovaram suas juras de amor pelo combate à desinformação e ao discurso de ódio, que segundo a narrativa vigente, teriam descambado para o quebra-quebra de dois anos atrás.
O ministro Alexandre de Moraes, a ponta de lança nesse esforço, não deixou por menos. Afirmou, com todas as letras, que “o STF não vai permitir que as redes continuem a ser instrumentalizadas para ampliar discursos de ódio”. Não vai permitir! Moraes fala como se o STF fosse uma instância ditatorial do Brasil, e sua palavra tivesse a força da lei. Claro, um ditador benévolo, que só quer o bem dos cidadãos e a defesa da democracia. O STF está imbuído de uma missão, e nada poderá ficar na sua frente. Esta é a mensagem.
Na mesma página, William Waack, jornalista ponderado, de quem não se duvida de suas credenciais democráticas, termina sua coluna com um parágrafo digno de nota: “É grave ter de afirmar isso, mas uma parte relevante das elites brasileiras perdeu a percepção de que o STF defenderia apenas os preceitos constitucionais, zelaria pelo rigor das leis acima dos interesses políticos e partidários. Ao contrário”. Interessante notar que o jornalista se refere às “elites” e não ao povo ou cidadãos de maneira geral. E as elites, como sabemos, comandam os destinos do país.
O vazio de autoridades das “celebrações” do 08/01 foi um sinal desse mal-estar das elites. Todos já perceberam que há apenas um vencedor nesse arranjo, Lula e o PT. O espantalho do “discurso de ódio” já não convence a mais ninguém, a não ser aos Eugenios Buccis da vida. Moraes cumprirá a sua promessa e o STF acabará legislando sobre as redes. Mas, paradoxalmente, quanto mais poder demonstrar, mais frágil a Suprema Corte estará. Pois, o poder sem legitimidade não se sustenta.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!