Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Moda fitness: Veja maquiagem para usar antes, durante e depois da academia


Maquiagem e academia são duas palavras que não combinam, certo? Não mais. A máxima deixou de ser verdade com o termo athleisure migrando para o universo da beleza.

O conceito de levar roupas do activewear para o dia a dia agora ganha desdobramento no nécessaire, em especial quando o assunto é make e skincare.

Os produtos vão de rímel à prova de suor a gel que acalma os músculos depois do esforço, passando por iluminador corporal com fator de proteção solar para você brilhar nas corridas ao ar livre.

MAKE FUNCIONAL

Aliados do treino Foto Nicole Fialdini Thinkstock e Divulgao

A Birch box, empresa americana que vende produtos de beleza on-line por assinatura, lançou no fim de 2015 a Arrow, marca de maquiagem e skincare com fórmulas leves e descomplicadas para mulheres que têm uma vida superativa. Entre os produtos da gama estão o Boost Color Enhacing, um lip balm que se ajusta ao pH da pele para realçar a cor natural dos lábios, e o Revive Cooling Cheek Tint, blush cremoso em caneta (que dispensa pincel para facilitar a aplicação) com fórmula oil-free que não obstrui os poros e garante uma cor natural antes, durante e depois da malhação. 

 

MADE IN BRAZIL

Aliados do treino Foto Nicole Fialdini Thinkstock e Divulgao


Pioneira no desenvolvimento de cosméticos voltados para a alta performance de esportes no Brasil, a Pink Cheeks foi criada em 2013 por três amigas corredoras que queriam minimizar os efeitos das queimaduras de sol, assaduras e bolhas que acumulavam nos treinos. O primeiro produto, o Pink Stick, protetor solar em bastão resistente à água e ao suor, é sucesso entre fashionistas fitness como Carol Buffara e Marina Rovery, da Lauf. O portfólio conta ainda com uma linha para proteger os cabelos do sol e da piscina e o óleo corporal iluminador Shine, com FPS 50, que garante à pele um glow natural.

SEM BORRAR 

Aliados do treino Foto Nicole Fialdini Thinkstock e Divulgao

Primeira a explorar o conceito athleisure comercialmente na maquiagem, a americana Tarte, conhecida pelos produtos com approach natural, eco-friendly e cruelty-free, lançou uma linha enxuta para carregar na sacola da ginástica. Entre os itens estão um rímel vegano (feito com ingredientes vegetais como argila amazônica e cera de carnaúba) que não derrete ou borra nem depois de uma hora de spinning, e o Brighter Days, hidratante iluminador resistente ao suor,feito com 70% de água e pigmentos minerais que refletem a luz - ótimo para reproduzir na academia a sporty skin, hit das passarelas.

 

GOL DE PLACA

Aliados do treino Foto Nicole Fialdini Thinkstock e Divulgao

Criada por cinco atletas profissionais e olímpicas (mais precisamente jogadoras de futebol norte-americanas) em 2015, a Sweat Cosmetics supriu a necessidade das esportistas de se sentirem bonitas, confortáveis e prontas para uma selfie. Com fórmulas minerais hipoalergênicas, sem a presença de óleo, perfume, silicone ou parabeno, fazem sucesso a base em pó mineral com filtro solar físico que já vemcom pincel acoplado e as Skin-Balancing CleansingTowelettes, toalhinhas embebidas em água de coco, extrato de chá-verde, vitamina E e pró-vitamina B5, que vêmem embalagens individuais, perfeitas para deixar na bolsa e se refrescar após o treino.


BEM EQUILIBRADA 


Aliados do treino Foto Nicole Fialdini Thinkstock e Divulgao

A californiana Yuni nasceu da ideia de um casal iogue, um francês e uma indiana, que trocou a indústria da beleza (eles trabalharam na Aveda e na L’Oréal) pela ashtanga – ambos são professores da modalidade. Em 2012, os dois decidiram desenvolver produtos que incorporassem a filosofia consciente da prática milenar. O resultado é uma linha para rosto, corpo e cabelo com fórmulas não tóxicas, biodegradáveis e que trazem os preceitos da aromaterapia. Experimente o Muscle Recovery Gel, feito com extrato de chá-verde, arnica e hortelã, que acalma os músculos após esforço, e o Microveil Hair Treatment, um spray de óleo de argan e de kukui, que é ativado pelo calor, ideal para recuperar a saúde dos fios durante uma sessão de power ioga.


7 TRUQUES PARA USAR MAQUIAGEM NA ACADEMIA E MANTER A PELE SAUDÁVEL 

1 - Fuja dos produtos em pó na academia

Imagem relacionada


Na hora do treino, é inevitável que a pele fique suada e os poros dilatem, e pó compacto e blush podem impedir que a cútis respire como deve - além de fazerem uma verdadeira bagunça no rosto. "O pó seco sai com muita facilidade quando transpiramos. O pó úmido nem sempre sai com tanta facilidade, mas ao transpirar, por ser mais espesso que o pó seco, pode escorrer pelo rosto ou produzir regiões heterogêneas na face", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque.

2 - Não teste um produto novo na academia


Se você tem um produto novo de make na bolsa, segure a ansiedade e evite usá-lo na hora do treino pela primeira vez. Isso porque você ainda não conferiu como ele irá se "comportar" na sua pele ou se haverá alergia ou não. "Por conta da vasodilatação que o corpo sofre durante o exercício físico, podemos ter uma exacerbação da reação alérgica a produtos já previamente sensíveis pelo indivíduo e que eram desconhecidos pelo mesmo", explicou a dra. Gabriella Albuquerque.

3 - Aposte no BB Cream ou protetor solar com cor

Resultado de imagem para BB Cream ou protetor solar tumblr



Se você não abre mão de camuflar as imperfeições do rosto, deixe o pó compacto de lado na hora do treino e tente optar por uma base cremosa de efeito matte ou BB Cream, que segundo a dermatologista, não são arriscados para a pele, mesmo que suada. "O BB Cream seria a junção de um filtro solar associado a uma homogeneização da pele, ideal para evitar a vermelhidão pós sol ou para camuflar imperfeições", explicou. Já na escolha do filtro solar, a especialista indica escolher os que são "oil free", para não aumentar a oleosidade da pele e facilitar o aparecimento de acnes.

4 - Use um lápis de sobrancelha para realçar o olhar

Resultado de imagem para lpis de sobrancelha  tumblr 


Como a maquiagem de academia não pede grandes produções para a região dos olhos - como sombra ou lápis de olho - a dica é definir as sobrancelhas. Esse passo já dará um "up" em qualquer olhar, já que elas são a moldura do rosto. Invista em um lápis específico para deixar os pelinhos mais definidos e moldados, ao invés das sombras, já que eles são mais práticos e seus pigmentos não correm o risco de desmanchar com a transpiração.

5 - Use máscara de cílios a prova d'água

Resultado de imagem para mscara de clios a prova dgua  tumblr


Para quem não abre mão de cílios curvados e realçados na academia, a máscara preta também está liberada! A dica essencial é usar produtos à prova d'água, que não vão correr o risco de manchar ou borrar conforme o rosto estiver transpirando. Para quem quiser apenas deixar os cílios penteados e separadinhos, a máscara de cílios incolor também é uma boa opção.

6 - Prefira o blush cremoso

Assim como o pó compacto, o blush em pó também deve ser evitado na academia, abrindo espaço para o produto cremoso, que vai fixar melhor na pele durante o exercício. Se você só tem blush em pó na nècessaire e quer evitar aplicar a textura na hora de malhar, um truque prático é usar um batom cremoso rosado e bem clarinho para dar um toque corado as maçãs. Com a ponta dos dedos, aplique nas bochecas fazendo movimentos circulares e depois dê leves batidinhas para deixar mais natural.

7 - Tenha sempre um lip balm ou protetor labial

Resultado de imagem para lip balm ou protetor labial  tumblr


Os lábios também merecem toda a atenção na hora dos exercícios físicos. Para deixar os lábios hidratados e, de quebra, garantir um toque de cor de forma natural, o lip balm é a opção mais prática - já que não precisa nem se olhar no espelho para retocar. Já os batons cremosos também são outra alternativa, pois garantem mais conforto e mais duração: a dica é optar pelos tons mais suaves e discretos, que não vão pesar no visual da academia. 

Conforto é essencial quando se escolhe o look para ir malhar ou praticar alguma atividade física, mas isso não significa desleixo. Não é legal você usar aquele camisetão velho, por exemplo, para ir à academia ou num parque. Hoje, existem muitas marcas de roupas esportivas que seguem a tendência da moda e têm um toque fashion. Montamos algumas sugestões de looks que podem tanto ser usados na academia quanto em um ambiente ao ar livre. E caso você não goste de fazer exercícios, estas peças de arrasar vão até dar um incentivo!

PARA UM LOOK COM UM QUÊ FEMININO, MESCLE PEÇAS COR-DE-ROSA COM UM TOM NEUTRO, COMO O AZUL ESCURO OU O CINZA.


PARA UM LOOK COM UM QU FEMININO MESCLE PEAS COR-DE-ROSA COM UM TOM NEUTRO COMO O AZUL ESCURO OU O CINZA Foto Divulgao

PARA UM DOMINGO DE SOL NO PARQUE , USE PEÇAS DE CORES VIBRANTES E TECIDOS LEVES.

PARA UM DOMINGO DE SOL NO PARQUE  USE PEAS DE CORES VIBRANTES E TECIDOS LEVES Foto Divulgao

NOS DIAS FRIOS, VÁ DE CALÇA E NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR UM CASACO OU MOLETOM.

NOS DIAS FRIOS V DE CALA E NO SE ESQUEA DE LEVAR UM CASACO OU MOLETOM Foto Divulgao

Essa revolução tem tudo a ver com a era digital e a onda das “fit influencers”: malhar e postar é hoje comum nas academias - e quem quer sair mal na foto?

A nova geração de cosméticos que acaba de chegar às prateleiras foi concebida para ser usada antes, durante e depois da atividade física. Em comum, todos eles têm fórmulas leves, origem vegetal (para que os poros fiquem livres para transpirar) e vêm em embalagens ultrapráticas para facilitar a vida na academia.

Recortes

agncia epohke moda fitness look academia
Seja em macacões, blusas, calças ou tops, os recortes deixam qualquer look muito mais sensual, até o de academia! Essas áreas vazadas podem aparecer no busto, nas laterais do corpo ou no abdômen. E não fique achando que isso é ousado demais – com tantos modelos disponíveis por aí, com certeza você vai encontrar um que é a sua cara. Aposte nessa trend que tira o visual fitness da mesmice, e não deixe de experimentar esse detalhe que faz toda a diferença!

Cores neutras

agncia epohke moda fitness look academia
É difícil errar usando preto, branco ou cinza, e não é dessa vez que vai ser diferente! Para as mulheres estão cansadas de usar roupas de academia com cores neon, essas opções são ótimas para ter como curingas no guarda roupa fitness. Além disso, o bom desses looks é que depois da academia dá para sair por aí e ir no supermercado, buscar os filhos no colégio e até ir ao médico sem parecer que você saiu de casa exclusivamente para suar fazendo exercícios pelas ruas. Vale a pena investir nessas peças! 

Logomarcas

agncia epohke moda fitness look academia
As logos já foram uma super tendência nos anos 90 e agora voltaram com tudo! Bem estilosas, um ponto positivo dessas peças é que elas podem ser usadas tando nos treinos como também no dia a dia. Acha um pouco chamativo demais? Procure as versões mais discretas, em cores neutras e símbolos menores – elas não são difíceis de serem encontradas. O importante é curtir a trend!


Para mais informações acesse www.anjinhadamoda.com.br 

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários