Ministro pede "veto total" e Dilma deve vetar hoje o aumento do Judiciário

Ler na área do assinante

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, defende o "veto integral" do projeto de reajuste do Judiciário. O prazo para a presidente Dilma Rousseff sancionar ou vetar a proposta expira nesta terça-feira (21).

O aumento aprovada pelo Senado, no último dia 30 de junho, varia de 56,4% a 78,6%. 

Em matéria datada do dia 11 de julho, o Jornal da Cidade Online já se antecipou e afirmou que a presidente vai vetar o aumento do Judiciário - veja aqui.

Em entrevista concedida em Milão (Itália), Dilma deu clara demonstração de sua disposição. A presidente disse que o Brasil não tem condição de arcar com a despesa.

"Nem em momentos, assim, de grande crescimento, se consegue garantir reajustes de 70%. Muito menos em um momento em que o Brasil precisa de fazer um grande esforço para voltar a crescer”, disse Dilma.

A proposta aprovada pelo Senado prevê aumentos a partir de 1 de julho de 2015 de 20%; 40% a partir de dezembro de 2015; 55% a partir de julho de 2016; 70% a partir de dezembro de 2016; 85% a partir de julho de 2017 e integralmente a partir de dezembro de 2017.

A aprovação do aumento do Judiciário pelos parlamentares ocorreu em mais um capítulo da queda de braço entre o Congresso e o Palácio do Planalto. Algumas lideranças do governo enxergaram na iniciativa mais uma tentativa de desgastar a presidente Dilma Rousseff, uma vez que o Executivo já havia sinalizado que não teria como arcar com o reajuste diante do cenário de crise na economia.

                https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar