desktop_cabecalho

Relatório da PF menciona doações e influência da Construtora Odebrecht também sobre o Judiciário

Ler na área do assinante

O relatório da Polícia Federal que justificou nesta segunda-feira (20) o indiciamento do presidente do grupo Odebrecht, o empresário Marcelo Odebrecht, é didático no sentido de que o "príncipe" tentou atrapalhar o andamento das investigações antes de ser preso. Fato que se repetiu, mesmo após a sua prisão.

Em diversos telefones celulares utilizados por Marcelo Odebrecht, foram encontradas anotações, escritas através de siglas, citando autoridades públicas, doações de campanha, pagamentos diretos e influências junto à instituições, inclusive o Judiciário.

Os crimes citados no relatório são fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, crime contra a ordem econômica e organização criminosa.

Em outro trecho do relatório a PF diz que, nas anotações, fica nítida ainda a preocupação de Marcelo em relação as subsidiárias da Petrobras.

"Chama a atenção também a preocupação de Marcelo em relação as Cias da Petrobras estarem sendo conduzidas por 'xiitas' e, nas palavras dele, com seguinte linha de pensamento: temos que encontrar 'culpado' caso contrário vamos ser acusados de 'incompetentes e/ou coniventes'"!

"Entretanto, diante da possibilidade de que as informações produzidas pelas Cias não fossem fidedignas seria de esperar um esclarecimento idôneo por parte da Odebrecht, ao contrário da negativa rasa ou a estratégia de 'cortina de fumaça' que tem sido aplicada a cada novo indício de ilicitude que surge em relação ao grupo Odebrecht", afirma a PF em outro trecho do relatório.

Os autos serão agora encaminhados para o Ministério Público que deverá oferecer denúncia. Uma vez denunciados, Odebrecht e os demais - Rogério Santos de Araújo, diretor da Odebrecht; Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, diretor da Odebrecht; Márcio Farias da Silva, diretor da Odebrecht; César Ramos Rocha, diretor da Odebrecht; Celso Araripe de Oliveira, funcionário da Petrobras;  Eduardo de Oliveira Freitas Filho, sócio-gerente da empresa Freitas Filho Construções Limitada; e João Antônio Bernardi Filho, ex-funcionário da Odebrecht - passarão a ser processados na condição de réus.

            https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar