
Advogado de Filipe Martins solta o verbo cara a cara com ministros do STF
22/04/2025 às 15:57 Ler na área do assinante
Durante a sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (22), o advogado Sebastião Coelho protagonizou um momento marcante ao comparar seu cliente, Filipe Martins — ex-assessor internacional do ex-presidente Jair Bolsonaro — a Jesus Cristo. A declaração ocorreu durante a sustentação oral de defesa contra a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Martins de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
“Filipe Martins aguarda que este tribunal hoje dê ouvidos à sua defesa e que aquele processo de crucificação que Jesus sofreu, Filipe Martins está sofrendo desde 8 de fevereiro de 2024, mas ele tem que acabar hoje”, declarou Coelho, de forma enfática.
O advogado, que é desembargador aposentado, sustentou que Martins figura entre os denunciados unicamente por ter exercido a função de assessor internacional de Bolsonaro.
“Ele está neste processo por um único motivo: a proximidade com o ex-presidente”, disse.
Filipe Martins é um dos seis integrantes do chamado "núcleo 2" da denúncia apresentada pela PGR, que inclui ainda Fernando de Sousa Oliveira, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.
Sebastião Coelho já havia chamado atenção em março, durante o julgamento do "núcleo 1", quando tentou ingressar no plenário da Primeira Turma e foi impedido por não estar devidamente credenciado. Contrariado, protestou em voz alta, interrompendo momentaneamente a leitura do relatório feita pelo relator Alexandre de Moraes. Na ocasião, chegou a afirmar:
“Estou aqui na porta da Turma onde está começando o julgamento. Tem lugares dentro do plenário e estou sendo impedido de entrar”.
O julgamento atual visa decidir se a denúncia da PGR será aceita. Caso o colegiado entenda que há indícios suficientes de participação dos acusados nos crimes descritos — entre eles tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e dano ao patrimônio público —, os denunciados passarão à condição de réus.
O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, agendou três sessões para a análise da denúncia, sendo duas nesta terça-feira (manhã e tarde) e uma terceira prevista para a manhã de quarta-feira (23), caso o julgamento não seja concluído no mesmo dia.
Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline