Frio chega com força

Ler na área do assinante

O contraste climático entre as regiões brasileiras segue evidente nesta sexta-feira, 2 de maio, com o avanço de uma frente fria intensa sobre o litoral da Bahia e a permanência de uma massa de ar frio sobre o Sul e Sudeste. Enquanto o Nordeste enfrenta volumes expressivos de chuva e alertas meteorológicos, as regiões Centro-Sul experimentam temperaturas mais baixas e tempo firme, típico do outono.

De acordo com previsões do site Meteored, Salvador e o litoral baiano estão sob alerta devido à atuação da frente fria que já atinge o sul e centro-norte do Estado. Estão previstas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com acumulados superiores a 100 milímetros em apenas 24 horas. Modelos meteorológicos indicam que, até segunda-feira, o total pode chegar a impressionantes 400 milímetros, elevando significativamente os riscos de transtornos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu avisos de perigo para mais de 300 municípios baianos, especialmente na região litorânea. Entre os riscos estão alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios. As chuvas vêm acompanhadas de ventos de até 60 km/h e alta incidência de raios.

A instabilidade também atinge partes de Sergipe e do norte de Minas Gerais. Cidades como Barreiras terão clima abafado com previsão de pancadas de chuva, máxima de 30°C e mínima de 21°C. Salvador, por sua vez, registra temperaturas entre 24°C e 25°C ao longo de um dia marcado pela chuva.

Instabilidade no Norte e sol entre nuvens no Centro-Sul

Na Região Norte, a forte umidade combinada com as altas temperaturas segue favorecendo chuvas rápidas, porém intensas em pontos localizados. Manaus e Belém mantêm máximas de 30°C e 32°C, respectivamente, com mínimas na casa dos 24°C. O radar meteorológico indica concentração significativa de nuvens carregadas sobre o Amazonas e o Pará.

No Centro-Oeste, enquanto áreas ao norte de Mato Grosso e Goiás podem registrar pancadas de chuva no período da tarde, cidades como Cuiabá continuam com sol e calor intenso, com termômetros chegando a 32°C.

Já no Sul do país, a massa de ar frio garante um dia estável e com temperaturas mais baixas. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 20°C, com tempo firme. O mesmo padrão é observado em Santa Catarina e no Paraná, onde não há previsão de precipitação.

Clima outonal predomina no Sudeste

O Sudeste segue com características típicas do outono. São Paulo apresenta temperaturas entre 14°C e 24°C, com predomínio de sol entre poucas nuvens. O Rio de Janeiro registra máxima de 26°C e mínima de 18°C, enquanto Belo Horizonte tem possibilidade de pancadas isoladas, mas com temperaturas amenas, chegando a 13°C nas madrugadas.

A massa de ar frio, embora comece a se afastar gradualmente em direção ao oceano, ainda influencia o clima, mantendo o padrão mais ameno durante as manhãs e noites. Ao longo do dia, pode haver ligeira elevação nas temperaturas, mas sem grandes mudanças no padrão climático típico da estação.

Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

da Redação