desktop_cabecalho

Defesa de Odebrecht pede mais prazo para explicar o inexplicável

Ler na área do assinante

Os advogados responsáveis pela defesa do empresário Marcelo Odebrecht tinham prazo até esta quinta-feira (23) para explicar as anotações cifradas feitas pelo executivo em seus telefones. Entretanto, surpreendentemente, pediram ao juiz Sergio Moro, através de petição protocolada nesta quarta-feira (22), ampliação de prazo para apresentarem as explicações.

No pedido, os advogados alegam que exatamente na quinta-feira terão a audiência semanal com o executivo e nesta reunião poderão colher explicações sobre o episódio. "O prazo assinalado, a toda evidência, não pode ser cumprido, na medida em que os esclarecimentos a serem prestados versam sobre anotações que estariam armazenadas em telefone do peticionário, e das quais a defesa jamais teve conhecimento, razão pela qual, por óbvio, delas não pode tratar sem no mínimo antes conversar com Marcelo", diz a defesa.

Relatório da Polícia Federal com base em mensagens extraídas do celular de Marcelo Odebrecht revelam o amplo leque de políticos com os quais ele tinha contato e seu esforço para utilizar siglas e mensagens codificadas para anotar as ações. De acordo com o documento, Odebrecht lançou mão de uma estratégia de confrontar as investigações da Lava Jato que contaria com "policiais federais dissidentes", dupla postura perante a opinião pública, apoio estratégico de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ataques às apurações internas da Petrobras. A PF avalia que o objetivo do empreiteiro buscava criar "obstáculos" e "cortinas de fumaça" contra a operação.

Ao analisar o caso, o juiz Sergio Moro classificou como "perturbador" um trecho das anotações cifradas encontradas pela Polícia Federal no telefone de Odebrecht. Por causa da "gravidade" dos apontamentos, Moro havia dado prazo de 48 horas para que os advogados do empreiteiro e também dos diretores Márcio Faria e Rogério Araújo prestassem esclarecimentos sobre as mensagens.

Na petição onde pedem ampliação do prazo para as tais explicações, os advogados falam em "prazo razoável". O juiz Moro deve analisar o pedido ainda hoje.

             https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar