Fux se manifesta após rumores de atrito com Moraes

Ler na área do assinante

Na sessão desta terça-feira, 6 de maio, os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes usaram seus espaços de fala no Supremo Tribunal Federal (STF) para falar publicamente sobre um suposto conflito entre ambos. A manifestação ocorreu durante o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chamado “núcleo 4” da suposta tentativa de golpe de Estado.

Luiz Fux foi o primeiro a se pronunciar.

“Andei lendo, na imprensa, algumas coisas completamente dissonantes da realidade”, disse, ao rebater a narrativa de que estaria atuando para fazer frente a Moraes dentro da Corte. 
“Eu e o ministro Alexandre temos uma amizade anterior à entrada dele no STF. Eu respeito muitíssimo o trabalho dele, que foi minucioso e robusto, realizado sem prejuízo das outras funções dele.”

Fux enfatizou que, no Supremo, o que há é “dissenso, e não discórdia”. Ele ressaltou que suas eventuais divergências são estritamente técnicas e naturais no ambiente jurídico:

“Se alguma coluna apurou que estou aqui para fazer frente a Moraes, apurou mal. Estou aqui mantendo pontos de vista que me parecem adequados à luz da minha visão de Direito.”

Em resposta, Moraes também criticou o que chamou de tentativa de transformar o STF em espetáculo midiático.

“Querem transformar o Supremo em uma revista Caras. Tiram foto da minha gravata, do terno do ministro Flávio Dino. Querem fazer intriga, e, obviamente como Vossa Excelência disse, nada disso é levado em conta”, afirmou.

O pano de fundo da discussão foram os julgamentos recentes, como o caso da cabeleireira Débora dos Santos, envolvida nos atos de 8 de janeiro. Na ocasião, Fux divergiu de Moraes quanto à dosimetria da pena, sugerindo um ano e meio de prisão, frente aos 14 anos propostos por Moraes.

Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

da Redação