Começa o 2º dia de conclave e fumaça já anuncia o resultado

Ler na área do assinante

O segundo dia do conclave no Vaticano começou sem consenso entre os cardeais da Igreja Católica. A tradicional fumaça preta, que surgiu na manhã desta quinta-feira (8/5) na chaminé da Capela Sistina, sinalizou que ainda não há um novo papa definido.

Durante o início da manhã, foram realizadas duas votações, mas nenhuma resultou na escolha do pontífice. Caso houvesse uma decisão, a fumaça branca teria sido emitida por volta das 5h30 (horário de Brasília). Esse sinal, no entanto, não apareceu no horário previsto, evidenciando a ausência de acordo.

A confirmação do impasse veio às 6h51, quando uma nova fumaça preta subiu aos céus, resultado da segunda rodada de votações do dia. Para que um cardeal seja eleito, são necessários ao menos 89 dos 133 votos — o equivalente a dois terços dos cardeais eleitores —, o que ainda não foi alcançado.

As deliberações continuam ao longo do dia, com mais duas votações previstas: uma por volta das 12h30 e outra às 14h. A qualquer momento, caso um nome atinja a maioria exigida, a tradicional fumaça branca será liberada da chaminé acima da Capela Sistina, sinalizando ao mundo a escolha do novo líder da Igreja.

Esta quinta-feira representa um momento potencialmente decisivo. Nos conclaves anteriores, realizados em 2005 e 2013, os papas foram escolhidos exatamente no segundo dia. Ainda assim, há expectativas de que o processo possa se estender. Estimativas indicam que a decisão pode levar até três dias, como tem sido comum nos últimos dez conclaves.

Um aspecto relevante é que aproximadamente 80% dos cardeais votantes nunca haviam participado de um conclave anteriormente. Essa inexperiência pode contribuir para discussões mais longas e análises mais cuidadosas por parte dos eleitores.

O conclave começou na quarta-feira (7/5), com a primeira votação também resultando em fumaça preta. Desde então, os cardeais têm se reunido na Capela Sistina em sessões de votação sigilosas e silenciosas. Após cada rodada, os votos são queimados com substâncias químicas que produzem fumaça colorida, informando o resultado ao público que aguarda do lado de fora.

Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto, entre eles sete brasileiros. Quando um nome é finalmente escolhido, o eleito é questionado se aceita o cargo e qual será o nome papal que adotará. Em seguida, ele passa um breve momento na chamada Sala das Lágrimas, onde veste os paramentos papais.

Após esse momento reservado, o novo papa é apresentado oficialmente ao mundo e faz sua primeira saudação da sacada principal da Basílica de São Pedro, encerrando o mistério que toma conta do Vaticano nesses dias de conclave.

Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

da Redação

Notícias relacionadas