
Após ameaça, governador petista vira alvo de pedido de impeachment
08/05/2025 às 08:00 Ler na área do assinante
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tornou-se alvo de um pedido formal de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), após declarações feitas durante um evento público, em que sugeriu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores poderiam ser levados “para a vala”. A fala, feita na última sexta-feira (2), provocou forte reação entre parlamentares da oposição e setores da sociedade civil.
A solicitação de afastamento, entregue à Procuradoria Geral da Alba na terça-feira (6), foi apresentada pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL). No documento, o parlamentar acusa Jerônimo Rodrigues de crime de responsabilidade por incitação à violência política e afirma que a fala do governador agride valores democráticos fundamentais.
“O pronunciamento do governador, ao sugerir a eliminação de indivíduos por conta de sua opção política, fere de maneira grave os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e do pluralismo político”, argumenta o requerimento. O texto também aponta que tal atitude representa “um ataque à cidadania e à soberania popular”.
Ainda segundo o pedido, o uso de uma linguagem que desumaniza milhões de brasileiros e ameaça a convivência democrática é incompatível com a conduta exigida de um chefe do Executivo estadual.
A presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD), declarou que o pedido será avaliado juridicamente pela Procuradoria da Casa. Ivana reconheceu que o governador “se excedeu” em sua declaração, mas afirmou acreditar que houve má interpretação de suas palavras.
“Ele se desculpou. Foi uma fala infeliz, mas desprovida de intenção violenta. Todos conhecem o perfil religioso e pacífico do governador”, disse a parlamentar, ressaltando que ainda não teve acesso completo ao teor do requerimento.
Diante da pressão, Jerônimo Rodrigues se retratou na segunda-feira (6), durante visita às obras do Teatro Castro Alves, em Salvador.
“Foi descontextualizada [a declaração]. Eu apresentei minha inconformação de como o País estava sendo tratado e dei o exemplo da pandemia. Se o termo ‘vala’ foi pejorativo ou forte, eu peço desculpas”, declarou o governador.
Tarde demias...
Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline