desktop_cabecalho

Lula tenta articular encontro com FHC

Ler na área do assinante

Enviados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentam marcar um encontro entre ele e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para uma conversa sobre a atual crise política e, mais especificamente, o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A iniciativa de Lula causa bastante estranheza. Analistas políticos tentam decifrar qual o real objetivo do petista.

A insatisfação de Lula com a condução do governo adotada por Dilma Roussef é flagrante. Por diversas vezes ele já fez críticas ácidas a sua sucessora. Algumas avaliações arriscam dizer que Lula acredita que a sua única chance em relação a 2018, está na saída de Dilma, pois assim o ex-presidente assumiria o papel de líder da oposição, não importando quem fosse o substituto.

Por outro lado, observando a situação por um outro ângulo, Lula estaria extremamente preocupado com os avanços das investigações da Operação Lava Jato. 

Este não é o primeiro gesto de Lula na direção da oposição. Em maio, ele teve uma conversa com o senador José Serra. 

A crise que envolve Dilma aprofundou-se nas últimas semanas, com o avanço das investigações sobre corrupção na Petrobras e a crise econômica. 

Oficialmente, a assessoria de imprensa do Instituto Lula nega o interesse do ex-presidente em conversar com FHC. 

Fernando Henrique, por sua vez, disse: "O presidente Lula tem meus telefones e não precisa de intermediários. Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, sabe que estou disposto a contribuir democraticamente. Basta haver uma agenda clara e de conhecimento público."

Serra não quis confirmar o conteúdo da conversa que teve com Lula em maio.

A aliados com quem discutiu o assunto, Lula disse preferir uma conversa discreta com FHC, sem alardes. 

No PSDB, a opinião geral é de que um diálogo com o PT seja visto como conchavo e arranhe a imagem do partido. 

                 https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar