Lula em Moscou ladeado de facínoras: O dia da infâmia

10/05/2025 às 16:23 Ler na área do assinante

A velha imprensa começa a enxergar o óbvio. Aquilo que o JCO vem denunciando desde sempre.

O editorial do Estadão qualifica Lula, entre outras coisas, como um “idiota útil, um ocidental deslumbrado e voluntarioso – e  descartável após servir às ambições do império russo”. Ou ainda como o “mensageiro da torpeza”.

Leia na íntegra:

“A  imagem de Lula na Praça Vermelha, ladeado por facínoras para ver o  desfile de mísseis que vão massacrar inocentes na Ucrânia, marcará o dia  da infâmia da política externa brasileira
Ao  tomar parte nas celebrações do “Dia da Vitória” em Moscou – data em que  a Rússia festeja a vitória na 2.ª Guerra contra o nazismo alemão e que o  autocrata Vladimir Putin usa para fazer propaganda de seu regime tirano  –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva selou não um triunfo  diplomático ou um gesto de realismo pragmático, mas um vexame moral e um  fiasco geopolítico para o Brasil. Ao lado de autocratas de todos os  cantos, Lula foi aquilo que os antigos agentes secretos soviéticos  chamariam de ‘idiota útil’: um ocidental deslumbrado e voluntarioso – e  descartável após servir às ambições do império russo.
Em  teoria, a participação de um presidente brasileiro nas comemorações do  fim da 2.ª Guerra poderia significar a celebração da liberdade contra a  tirania, da coragem do povo russo, do papel civilizatório da Rússia nas  artes, nas letras, nas ciências, ou mesmo uma oportunidade para um  estadista astuto tecer alianças diplomáticas num mundo multipolar – e  até explorar canais para promover uma paz justa entre Rússia e Ucrânia.  Na prática, Lula foi o exato oposto.
O  cortejo foi a peça de propaganda fabricada por um regime que encarna o  que há de mais próximo ao fascismo hoje: uma autocracia que envilece sua  nação e oprime seu povo, silenciando a oposição, perseguindo minorias,  fraudando eleições para sustentar um líder vitalício adornado por uma  iconografia imperial. É também um Estado predador, que desestabiliza  governos, invade vizinhos e massacra civis sob a bandeira fraudulenta da  ‘desnazificação’. A semelhança com as ambições irredentistas de Hitler,  que invocava a germanidade para saquear territórios da Checoslováquia e  da Polônia, é óbvia demais para ser ignorada.
Ironicamente,  o gesto de Lula também o aproxima do presidente dos EUA, Donald Trump.  Ambos têm apreço por autocratas, disputam um lugar no coração de Putin e  culpam a Ucrânia por uma guerra de agressão que a Rússia começou.
Como  em todos os governos petistas, Lula conduz uma política externa pautada  não por interesses de Estado, mas por taras ideológicas e por sua  ambição de ser festejado como vedete terceiro-mundista. Foi assim na  aloprada mediação nuclear com o Irã, em 2010. É assim na contemporização  sistemática de ditaduras como Cuba, Venezuela e Nicarágua. E é assim  também, à custa da credibilidade internacional do Brasil, na relação  amistosa com Vladimir Putin, um déspota que reintroduziu a guerra na  Europa e exumou a guerra fria, flertando com um conflito mundial  nuclear.
Ao  celebrar o imperialismo de Putin, Lula, numa só tacada, surrou os  princípios constitucionais que regem a política externa brasileira –  autodeterminação dos povos, prevalência dos direitos humanos e solução  pacífica dos conflitos. Também conspurcou a memória dos combatentes da  Força Expedicionária Brasileira que tombaram ombro a ombro com os  aliados europeus em nome da liberdade na 2.ª Guerra. E jogou mais uma pá  de cal na tal ‘frente ampla democrática’ que o elegeu em 2022,  sequestrando aquele pacto cívico para usá-lo como instrumento de  autopromoção ideológica.
O  resultado é que o Brasil se afasta dos polos democráticos e reformistas  do mundo e se aproxima da constelação sombria de regimes autoritários  do novo eixo de caos. Em vez de se mover com pragmatismo e independência  num mundo multipolar, Lula opta por um multilateralismo de fachada, que  relativiza regras, desrespeita tratados e consagra a lei do mais forte –  justamente a lógica que mais prejudica um país como o Brasil, que não  dispõe do poder das armas ou do dinheiro, só da diplomacia, da persuasão  e da adesão às normas internacionais para proteger seus interesses.
A  imagem de Lula na Praça Vermelha, ladeado por facínoras, assistindo ao  desfile de tanques e mísseis que vão massacrar inocentes na Ucrânia e  outros povos, marcará na História o dia da infâmia da política externa  brasileira, um dia em que o Brasil, sem ganhar rigorosamente nada em  troca, arruinou seus princípios republicanos e democráticos, bajulando  criminosos de guerra e adulando ditadores por puro capricho do demiurgo  petista.
O  chanceler paralelo Celso Amorim disse que Lula iria a Moscou como um  ‘mensageiro da paz’. Foi apenas um mensageiro da torpeza.”

Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir