Quando o voto do eleitor de Rondônia vale 8 vezes mais do que o voto do cidadão paulista

Ler na área do assinante

Muito se tem discutido sobre o número de deputados.

Apenas como curiosidade, calculei o número de deputados de cada Estado se tivessemos proporcionalidade em relação às suas respectivas populações, no melhor princípio 1 cidadão = 1 voto.

Por questão de arredondamento, o número total de deputados subiria para 514, sendo que São Paulo ganharia 42 deputados, enquanto Acre, Amapá e Rondônia perderiam, cada um, 6 deputados.

Se quiséssemos manter um número mínimo de 8 deputados para Roraima, o Estado de menor população, mas ainda assim, manter a proporcionalidade, teríamos que ter um total de 2.553 deputados. Este é o tamanho da distorção causada pelo número mínimo de deputados.

A última coluna mostra que, segundo o Censo de 2022, o voto de um cidadão de Roraima vale 8 vezes mais que um voto de um cidadão de São Paulo quando se trata de eleger um deputado federal. Deixo o julgamento sobre esta distorção a cargo de vocês.

Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.

Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline