
Lula dá bronca geral dentro de avião e surge mais um vazador de informações confidenciais
15/05/2025 às 17:19 Ler na área do assinante
Lula está contrariado e inconformado com o vazamento de uma conversa que ele e Janja tiveram com o presidente da China, Xi Jinping.
O assunto era sobre a rede social TikTok e ocorreu em um jantar reservado oferecido ao presidente brasileiro na terça-feira (13) pelo líder chinês, e para o qual Lula convidou poucos integrantes de sua comitiva.
Um dos integrantes da comitiva vazou a conversa e contou a situação constrangedora criada por Janja ao pedir a palavra para criticar a rede social chinesa.
O principal suspeito, segundo Mônica Bergamo, é o ministro Rui Costa.
Assim, no meio do percurso de volta ao Brasil, Lula resolveu dar uma bronca geral em seus ministros.
Ele iniciou a fala dizendo que o vazamento contra Janja foi "muito grave". Afirmou ainda que achava "inadmissível que pessoas escolhidas a dedo por mim para ir ao jantar quebrem a minha confiança atacando a minha mulher".
"É uma deslealdade", seguiu ainda o presidente, segundo um integrante da comitiva. Afirmou também que ataques a Janja o expõem e o atingem diretamente. E que um episódio como esse, em que alguém de sua total confiança ataca Janja, nunca poderia acontecer.
Afirmou ainda que não abriria uma CPI para investigar qual foi o ministro que fez os ataques à primeira-dama, nem pediria para ver o celular de ninguém, mas que considerava o vazamento, nas circunstâncias e no tom em que ocorreu, um fato muito grave.
Lula não citou nominalmente nenhum ministro como suspeito pelo vazamento, segundo integrante da comitiva.
Dos onze ministros que viajaram com Lula, cinco estavam no jantar oferecido por Xi Jinping: Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Rui Costa (Casa Civil).
Depois do desabafo do presidente, Padilha tirou o celular do bolso e mostrou que tinha recebido mensagens de jornalistas que tentavam apurar o assunto, mas que não tinha respondido a nenhuma delas.
Simone Tebet afirmou que também recebeu telefonemas, mas que estava no banho e não retornou. Mauro Vieira afirmou que não tinha sido procurado pela imprensa. Fávaro admitiu que falou com um repórter, mas que o profissional já estava com a história apurada e só queria checar detalhes. Disse que não colaborou com a reportagem.
Rui Costa ficou em silêncio naquele momento, segundo relatos.
Tudo indica que foi ele.
Esses relatos de dentro do avião foram dados para a jornalista Mônica Bergamo. Pelo visto, Rui Costa não é o único vazador...
O desespero é geral!
Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Veja a capa:

Neste livro, são enfatizados alguns pontos da vida do petista Luiz Inácio Lula da Silva que a esquerda sempre tentou apagar. Sua derrocada é realidade! Aproveite enquanto é tempo e adquira esse livro no link abaixo:
Vale a pena o investimento!