URGENTE: Ex-ministro do STF sai em defesa da anistia
17/05/2025 às 20:15 Ler na área do assinanteFoto: STF
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, fez duras críticas à possibilidade de um acordo entre o Judiciário e o Congresso Nacional envolvendo os réus dos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, a negociação comprometeria a independência do Poder Judiciário, ao envolver diretamente a Corte em articulações de cunho político.
“É impensável uma negociação que envolva o Estado julgador. A jurisdição deve estar acima de negociações políticas”, afirmou Mello em entrevista à revista Oeste.
Para o ex-ministro, julgamentos devem ser conduzidos com imparcialidade e distanciamento de interesses externos.
“A arte de julgar pressupõe equidistância de atividades econômicas”, destacou.
As declarações surgem em meio a informações de bastidores que indicam uma movimentação entre ministros do STF e lideranças do Congresso para articular uma “quase anistia” aos condenados pelos episódios de invasão e vandalismo registrados no início de 2023, em Brasília.
Apesar da crítica à negociação entre os Poderes, Marco Aurélio se posicionou favoravelmente à ideia de uma anistia, desde que conduzida dentro dos parâmetros institucionais adequados.
“Anistia sempre é algo sadio”, afirmou.
Segundo ele, esse instrumento representa uma “virada de página” e um gesto de reconciliação nacional.
“É o que precisamos, abandonadas visões apaixonadas nesta sofrida República. Que prevaleçam a temperança e os interesses maiores dos cidadãos de bem”, completou o ex-ministro, ao defender uma abordagem mais equilibrada e pacificadora para lidar com os acontecimentos de 8 de janeiro.
Chegou a hora da anistia! Penas absurdas foram impostas a réus pelo 8 de janeiro. Recentemente, todos os detalhes, relatos e revelações sobre esse fatídico acontecimento estão no livro "08 DE JANEIRO - SEGREDOS E BASTIDORES". A obra mostra detalhes e segredos que não foram revelados ao público. Expõe como tudo teve início culminando nos três dias mais importantes de todo o imbróglio: 07, 08 e 09 de janeiro. No documento estão dados e relatos sobre o polêmico ginásio para onde os presos foram levados, a prisão de Anderson Torres, a “minuta do golpe”, o "alvo" nas costas do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Operação Lesa Pátria e ainda mostra as estranhas ações do General G.Dias antes, durante e depois dos atos.
Você não pode perder! Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores
Vale a pena o investimento!
da Redação