
Sem saída, Lula corta verbas de universidades federais e o cenário só piora... “Faz o L”
18/05/2025 às 07:25 Ler na área do assinante
O governo Lula corta verbas das universidades federais e a culpa é de quem? Claro, do governo Bolsonaro. O repórter, inclusive, lembra os “momentos de tensão” entre o MEC de Bolsonaro e as federais. Como isso conversa com o corte de verbas permanece um mistério. Ah sim, tinha um “passivo” do governo anterior, sobre o qual o atual vem “atuando”. Cortando verbas, claro.
A realidade nua e crua é que o espaço para as despesas discricionárias (e essas verbas de manutenção das federais sai desse pote) está se reduzindo por conta das políticas suicidas deste governo, que aumentam de maneira não sustentável as despesas obrigatórias. Nesse ritmo, em 2029 o pote das despesas discricionárias acaba, mas o efeito já começa a ser sentido bem antes. Os reitores que o digam. Não à toa, Simone Tebet afirmou que o natimorto arcabouço fiscal precisará ser revisto. Mas, como rezava Santo Agostinho antes de sua conversão, “dá-me a virtude, mas não agora”.
A solução, claro, será endividar-se mais. Como diriam os Marcios Pochmanns que pululam em nossas federais e na Unicamp, o governo pode emitir quanta dívida quiser, pois pode determinar a taxa de juros que remunera a dívida. Neste mundo de cabeça para baixo, não há restrição orçamentária, e o povo está por cima e no centro. É uma pena que, no mundo real, aquele de cabeça para cima, a inflação acabe sendo um reality check.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
O desespero é geral!
Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Veja a capa:

Neste livro, são enfatizados alguns pontos da vida do petista Luiz Inácio Lula da Silva que a esquerda sempre tentou apagar. Sua derrocada é realidade! Aproveite enquanto é tempo e adquira esse livro no link abaixo:
Vale a pena o investimento!