“A maioria dos vigaristas prefere alcançar pela astúcia ou habilidade aquilo que outros obtiveram com trabalho ou por herança. São capazes de criar um negócio falso com capital sem valor, falsificar um testamento ou um cheque, trapacear nas cartas, planejar um casamento com uma herdeira, arrombar um cofre na calada da noite ou substituir a obra de um autêntico mestre da pintura por uma falsificação. A história e a literatura já mostraram que são infinitos os esquemas nefastos que a mente amoral consegue elaborar”. (“O Grande Livro dos Vilões e Vigaristas” – pág. 17 – Otto Penzler).
Nos dias de hoje a mentira arranjou outro nome: fake news! Talvez porque seja mentira e precise de outro nome para circular normalmente entre os homens do século XXI e seus aparatos tecnológicos. Mentir é afirmar que algo falso é verdadeiro. É transmitir uma informação falsa com a intenção de enganar o outro. É uma afirmação contrária à verdade a fim de induzir quem ouve ao erro.
Há uma lenda do século XIX sobre a Verdade e a Mentira. O artista Jean-Leon Gérome pintou um quadro inspirado nessa lenda, intitulado “A Verdade Saindo do Poço”. A Obra de Jean-Leon Gérôme retrata a Verdade nua, armada de um chicote, em busca da Mentira, para um acerto de contas. Eis a lenda publicada pelo site “siostiodelapa”:
“Segundo uma lenda do século XIX, a Verdade e a Mentira se encontram um dia.
A Mentira diz à Verdade: “Hoje é um dia maravilhoso!” A Verdade olha para os céus e suspira, pois o dia era realmente lindo. Elas Passaram muito tempo juntas, chegando finalmente ao lado de um poço.
A mentira diz à verdade: “A água está muito boa, vamos tomar um banho juntas!” A verdade, mais uma vez desconfiada, testa a água e descobre que realmente está muito gostosa. Elas se despiram e começaram a tomar banho. De repente, a Mentira sai da água, veste as roupas da Verdade e foge.
A Verdade, furiosa, sai do poço e corre para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta.
O mundo, vendo a verdade nua, desvia o olhar, com desprezo e raiva.
A pobre Verdade volta ao poço e desaparece para sempre, escondendo no poço sua vergonha.
Desde então, a Mentira viaja ao redor do mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque, em todo caso, o Mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua”.
A mentira falsifica a realidade. As religiões condenam a mentira e a classificam como pecado. A mentira fere os padrões morais da sociedade organizada.
A frase: "Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade" - foi proferida pelo Ministro da Propaganda Alemã Joseph Goebbels no Terceiro Reich.
Goebbesl e Hitler tinham um objetivo: forjar, através de mentiras, uma política nacional que eliminasse da face da terra o povo judeu. Essa ideia ficou conhecida como “A Solução Final”. Segundo a Enciclopédia do Holocausto:
- “Para tanto, Adolf Hitler e seu ministro da propaganda, Joseph Goebbels, lançaram uma campanha massiva para convencer o povo alemão de que os judeus eram seus inimigos. Tomando o controle da imprensa, espalharam mentiras culpando os judeus por todos os problemas da Alemanha, incluindo a derrota na Primeira Guerra Mundial. Para revoltar ainda mais o povo alemão contra os judeus, uma mentira escandalosa, hoje conhecida como "libelo de sangue", que remonta à Idade Média, alegava que os judeus se envolviam em assassinatos rituais de crianças cristãs e usavam seu sangue no pão sem fermento consumido na Páscoa judaica”.
Segundo o site da “Biblioteca Virtual Judaica”, usando os judeus como bodes expiatórios, Hitler e seus comparsas orquestraram o que chamaram de "A Grande Mentira". Essa teoria afirma que, independentemente do tamanho da mentira (ou, mais precisamente, por ser tão grande), as pessoas acreditarão nela se você a repetir o suficiente. Todos contam pequenas mentiras, mas poucos têm coragem de contar mentiras colossais. Como uma grande mentira é tão improvável, as pessoas acabarão aceitando-a.
O resultado final foi que os nazistas assassinaram 6 milhões de judeus e 5 milhões de outros prisioneiros de guerra, ciganos, gays e membros de outros grupos que Hitler considerou "indesejáveis".
A Terra dos Papagaios possui o presidente mais mentiroso do mundo. Ele afirma a nação que é a “Alma Mais Honesta do País”. Ele especializou-se em mentir. A Gazeta do Povo fez um levantamento da últimas mentiras de Lula e descobriu algo impressionante: Lula disse uma “fake news” a cada 13 dias em 2023. É isso mesmo o que você leu: 13. Não é piada. É o que aponta a Gazeta do Povo.
Em entrevista para blogueiros amigos no Instituto Lula em 2014, ele admitiu que mentia sistematicamente quando estava na oposição.
- “Eu cansei de viajar o mundo falando mal do Brasil. Era bonito a gente viajar o mundo e falar: “No Brasil tem 30 milhões de crianças de rua”. A gente ia citando números, sabe. Se um cara perguntasse a fonte, a gente não tinha”, disse.
Mas as mentiras compulsivas do petista não ficaram apenas no começo da sua carreira política. Segundo o levantamento da Gazeta, apenas em 2023, o primeiro ano do terceiro mandato de Lula, o petista se contradisse e mentiu pelo menos 30 vezes.
Por isso, resolvemos desmontar as dez maiores fake news de Lula (nesse terceiro mandato conseguido com mentiras). Confira a seguir!
1 - “Zelenski é tão responsável quanto o Putin, porque uma guerra não tem apenas um culpado”.
Essa declaração ignora completamente que:
- A Rússia começou a guerra anexando a Criméia em 2014 e escalou o conflito em 2022, invadindo o país em várias frentes sem qualquer justificativa legal;
- A Ucrânia está apenas se defendendo de uma agressão não provocada;
- A ONU e a OTAN já condenaram a Rússia por crimes de guerra.
2 – “Nos EUA o imposto sobre herança é de 40%”.
Essa afirmação é profundamente enganosa porque:
– O Estate Tax (imposto federal sobre herança) só incide sobre patrimônios acima de US$ 13,6 milhões (limite de isenção de 2024), ou R$ 78,4 milhões atualmente. Além disso, o imposto é cobrado em apenas 12 estados e a taxação máxima varia de 18% a 40%;
- Menos de 0,1% dos contribuintes são afetados por essa tributação;
- Apenas 6 dos 50 estados aplicam o Inheritance Tax (imposto estadual), que varia de zero a 16%;
- Apenas Maryland cobra tanto o Inheritance Tax quanto o Estate Tax.
- No Brasil, o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) chega a 8% em alguns estados, sem qualquer isenção generosa como a americana.
3 - “O PIB do Brasil só voltou a crescer mais de 3% quando eu voltei ao poder”.
Os números, porém, desmentem essa narrativa:
- Em 2021, durante o governo Bolsonaro, o PIB cresceu 4,8%;
- Projeções para 2024 já foram revisadas para baixo devido à falta de reformas estruturais;
- O Banco Central prevê que o PIB crescerá apenas 1,9% em 2025, indicando uma estagnação da economia.
A tentativa de Lula de atribuir a si mesmo um suposto “milagre econômico” é mais uma inverdade para tentar reescrever a realidade.
4 - “Nenhum projeto nosso foi recusado pelo Congresso”.
Essa afirmação é completamente falsa:
- O PL 2.633/2020 (conhecido como “PL da Censura”) foi rejeitado após forte pressão popular;
- A tentativa de trazer de volta o DPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito) foi derrotada pela oposição;
- Mudanças nas Leis de Diretrizes Orçamentárias foram barradas por falta de apoio.
5 - “Me condenaram sem provas”. (Afirmação sobre a Lava Jato).
Mentira, o petista foi condenado por dois casos de corrupção passiva com provas abundantes:
- No caso do triplex do Guarujá, havia recibos de reformas pagas pela OAS;
- No caso do sítio de Atibaia, foram encontradas notas fiscais de benfeitorias bancadas por empreiteiras e os pedalinhos no local tinham os nomes dos netos de Lula;
- Delações premiadas da Odebrecht e Camargo Corrêa confirmaram o esquema de corrupção envolvendo Lula.
Seu processo foi anulado por suspeição de Sergio Moro, não por ausência de provas. Lula tenta reescrever a história, mas os documentos judiciais permanecem como prova de seu envolvimento no maior esquema de corrupção da história do Brasil.
6 - “O PT acabou com a fome no Brasil”.
Os dados mostram outra realidade:
- Em 2013, considerado o melhor ano no combate à fome, ainda havia 7,2 milhões de brasileiros em insegurança alimentar grave de acordo com o IBGE;
- O Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU (que considera aceitável índices abaixo de 2,5%), mas nunca zerou o problema;
– Lula repetiu essa mentira em 24 ocasiões diferentes, segundo a agência Aos Fatos, sempre alegando que a fome só voltou em 2018.
Em 2023, a fome ainda atingia pelo menos 4,1% da população, mostrando que a narrativa petista é mais marketing do que realidade. Programas sociais ajudaram, mas a mentiras de Lula de que “acabou com a fome” é uma deturpação grosseira dos fatos.
7 - “Na Venezuela, há democracia”.
As evidências que provam que a Venezuela é uma ditadura são vastas:
- Eleições fraudulentas pelo menos desde 2018, com exclusão de candidatos opositores;
- Prisão de líderes opositores como Leopoldo López e Juan Guaidó;
- Controle absoluto da mídia, com fechamento de veículos independentes;
- Relatórios da ONU acusam Maduro de crimes contra a humanidade.
8 - “No nosso primeiro mandato, nós tiramos 36 milhões da pobreza”.
Os dados mostram uma realidade mais complexa:
- Muitos saíram da pobreza extrema, mas permanecem na pobreza;
- Após a crise de 2015 (causada pelo governo Dilma), a pobreza aumentou 33% entre 2014 e 2017;
- Segundo o IPEA, de 2002 a 2012, foram 8,4 milhões de pessoas que saíram da linha da pobreza. Número mais de quatro vezes menor do dito pelo petista.
9 - “O impeachment de Dilma foi golpe”.
Os fatos mostram que a afirmação é uma espantosa mentira:
- Dilma cometeu crime de responsabilidade fiscal (pedaladas);
- O processo seguiu todos os ritos constitucionais;
Foi aprovado por 367 deputados e 61 senadores de diversos partidos.
A narrativa de “golpe” é uma fake news de Lula para vitimizar o PT e distorcer um processo legal previsto na Constituição. Nenhum país democrático considera impeachment como golpe quando feito dentro da lei.
10- “A esquerda nunca invadiu os três poderes”.
Isso é pura e simplesmente mentira. É uma mentira grandiosa! :
– 2006: MST invadiu o Congresso, depredou o local e deixou dezenas de seguranças feridos. Um deles ficou em coma e quase morreu por afundamento craniano;
– 2013: MST e black blocs depredaram o Congresso durante protestos;
– 2017: Ativistas de esquerda incendeiam os prédios na Esplanada dos Ministérios em protestos contra o governo Temer;
As mentiras do petista não são meros equívocos, mas ferramentas de manipulação política. Seja para defender ditaduras, inflar conquistas ou atacar adversários, o presidente usa a desinformação como estratégia de poder.
Os nazistas assassinaram cruamente os judeus apoiados pelo povo alemão que foi induzido a acreditar nas mentiras de Hitler e Goebbes. Hitler, Goebbes e o povo alemão já acertaram as contas com o chicote da verdade.
Lula é o maior mentiroso do Brasil. É um sucesso da mentira! Já foi eleito presidente 3 vezes. A verdade com seu chicote ainda não acertou as contas com ele.
Há um outro final na lenda que você leu sobre a Mentira e a Verdade:
- “A verdade, por sua vez, recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira. E por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar pelas ruas e vilas. E desde então, é por isso que, aos olhos de muita gente, é mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua”.
Uma boa semana a todos.
Carlos Sampaio
Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)