Barroso confessa que acionou autoridades estrangeiras e terá que se explicar
25/05/2025 às 18:30 Ler na área do assinanteO senador Eduardo Girão cobrou explicações do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre declarações feitas durante um evento promovido pela Lide (Grupo de Líderes Empresariais) em Nova York.
Segundo Girão, Barroso admitiu que, como então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esteve com autoridades norte-americanas, inclusive com encarregado de negócios e integrante do Departamento de Estado, em pelo menos três ocasiões, para pedir declarações públicas de apoio à democracia brasileira.
Para o senador, as falas demonstram que houve articulação externa durante o processo eleitoral de 2022, o que levantaria dúvidas sobre a imparcialidade da Justiça Eleitoral. Além disso, o senador associou a fala a outro discurso do ministro, feito em um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
"É preciso fazer uma conexão direta com o discurso inflamado feito por Barroso, após o término das eleições presidenciais de 2022, num Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), quando ele disse, abre aspas: 'Nós derrotamos o Bolsorismo', fecha aspas.
Ou seja, estamos diante de uma verdadeira confissão aqui do ministro Barroso. Isso é crime de responsabilidade ou não?
Nossa equipe já está protocolando hoje um pedido para a gente ouvir o ministro Barroso e outras pessoas sobre essas declarações gravíssimas, outras que ele fez pedindo a ajuda dos Estados Unidos no nosso processo eleitoral", disse.
Vale ressaltar que, sob comando de Barroso, o TSE censurou o Jornal da Cidade Online em agosto de 2021 - cortando todas as formas de ganhos. As consequências dessa arbitrariedade seguem até hoje o JCO.
Sobrevivemos graças a ajuda de nossos fiéis leitores. Criamos uma Revista exclusiva para assinantes onde conseguimos revelar semanalmente toda a verdade sobre o "sistema" sem medo de represálias. Além disso, lançamos o primeiro PODCAST conservador do país. Tudo por apenas R$ 11,99 mensais que fazem toda a diferença na nossa batalha.
Considere ser um de nossos soldados nessa luta! Para começar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!
da Redação