Mendonça finalmente toma atitude

Ler na área do assinante

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, liberou para julgamento o processo que trata da regulação das redes sociais no Brasil. O caso estava suspenso desde dezembro do ano passado, quando Mendonça pediu vista — um mecanismo que permite mais tempo para análise. Agora, cabe ao presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, agendar a retomada da sessão.

O julgamento em questão analisa a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. Esse dispositivo determina que as plataformas digitais só podem ser responsabilizadas por conteúdos de terceiros se descumprirem ordem judicial de remoção. A possível derrubada do artigo abriria caminho para um novo modelo de responsabilização das big techs, mesmo sem notificação judicial prévia.

Coincidentemente, no mesmo dia da devolução do processo por Mendonça, a Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma ação no STF pedindo que plataformas digitais sejam responsabilizadas por suposta omissão no combate à desinformação e à violência online.

No pedido, a AGU argumenta que o objetivo é garantir os efeitos de decisões que estão sendo discutidas na Corte, como a possível mudança no regime de responsabilidade civil das plataformas. A Advocacia quer, na prática, antecipar os impactos da eventual alteração do Marco Civil da Internet.

Para isso, a AGU se apoia em trechos do voto do ministro Dias Toffoli, que defende a responsabilização imediata das plataformas, mesmo na ausência de notificação prévia. Se acolhida, essa linha de interpretação pode acelerar o processo de regulação das redes, alterar significativamente a forma como as empresas de tecnologia operam no Brasil, além de atingir diretamente a liberdade na web.

Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

da Redação