Moção de Repúdio contra a jornalista Eliane Cantanhêde
30/06/2025 às 12:27 Ler na área do assinanteO deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) apresentou uma Moção de Repúdio na Câmara dos Deputados contra a jornalista Eliane Cantanhêde, da GloboNews, por comentários considerados irresponsáveis e desumanos feitos no programa Em Pauta, no dia 20 de junho.
Durante o programa, Cantanhêde se referiu aos ataques do Irã contra Israel utilizando o termo “mortezinhas”, em uma fala que, segundo o parlamentar, minimiza tragédias humanas e expõe o viés ideológico de parte da grande imprensa brasileira.
“O que está em jogo é mais do que uma declaração infeliz. É a denúncia de um sistema de comunicação que deixou de servir à democracia para se tornar instrumento de desinformação ideológica”, afirmou Ovando, ao destacar a necessidade de responsabilidade ética por parte de jornalistas com grande alcance nacional.
Na moção, o deputado reforça que a fala fere o princípio da dignidade da pessoa humana, e afirma que esse tipo de narrativa contribui para a desumanização de adversários políticos e ideológicos, um recurso típico de regimes totalitários.
A declaração de Cantanhêde gerou forte repercussão nas redes sociais durante o fim de semana, onde milhares de usuários manifestaram indignação. Na ocasião, ao comentar os conflitos no Oriente Médio, a jornalista questionou:
“Por que os mísseis de Israel destroem Gaza, matam milhares e milhares de pessoas, e os mísseis que saem do Irã e efetivamente caem em Israel não matam ninguém? É uma mortezinha daqui, outra dali, 23 feridos daqui, 40 dali...”
Diante da reação popular, a jornalista publicou uma nota em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), tentando se retratar:
“Reconheço que me expressei mal e dei margem a conclusões equivocadas... A intenção foi fazer uma pergunta técnica sobre armamentos e sistemas de defesa.”
Apesar do pedido de desculpas, para o deputado e diversos cidadãos brasileiros, o episódio evidencia como parte da mídia tradicional tem se distanciado dos valores fundamentais da verdade, imparcialidade e respeito à vida.
Você, leitor do JCO, tem visto as movimentações internacionais que podem atingir o ministro Alexandre de Moraes? O próprio JCO já foi vítima da perseguição e censura imposta pelo judiciário. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortelecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Neste momento uma promoção imperdível está disponível exclusivamente para os leitores do JCO. São TRÊS livros (sobre o STF, Lula e as eleições 2022) por apenas R$ 69,90. Basta clicar no link abaixo:
O próprio Bolsonaro já conhece os livros:
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!